Blog Tecnologia e Terceiro Setor • bhbit | Soluções para o Terceiro Setor
Nov 07

Como criar uma ONG – do sonho à realidade

| Terceiro Setor

Como criar uma ONG – do sonho à realidade

O estabelecimento de uma organização do terceiro setor passa por muitas fases, e como criar
uma ONG
é uma das primeiras dúvidas de quem tem esse sonho.

O processo pode parecer um pouco complicado para quem nunca empreendeu nessa área. No
entanto, conforme você se familiariza com os termos utilizados e com os passos necessários à
criação de uma instituição, as coisas vão ficando mais claras e o caminho a seguir se torna mais
fácil.
Leia mais

Aug 18

5 Especialistas Detalham Como Ampliar a Captação de Recursos

| Captação de Recursos

Captação de Recursos: Pedi, e dar-se-vos-á...

Para que uma organização da sociedade civil tenha condições de se manter e dar continuidade aos seus projetos, não basta apenas boa vontade para levar sua missão adiante…

Ainda que isso seja muito importante, é imprescindível dispor de recursos, sejam eles materiais, humanos, financeiros e/ou tecnológicos.

No entanto, muitas ONGs, em especial as de menor porte e aquelas em início de atividade, nem sempre têm acesso ou sabem como alcançar esses recursos – principalmente quando o recurso em questão é dinheiro.

Para se manter em atividade, organizações sociais precisam 
melhorar e ampliar suas formas de captação de recursos

O ato de “pedir” nem sempre é uma tarefa fácil, mas é de grande relevância que isso seja feito.

Leia mais
Oct 21

Marketing Social: O Poder de Mudar Comportamentos

| Marketing

O que é Marketing Social?

Enquanto a maioria das formas de marketing buscam vender produtos ou serviços, o resultado esperado no marketing social é um comportamento humano específico.

A filosofia por trás do conceito de marketing social pode ser ilustrada por uma citação de Gehard Weibe, um comandante alemão da Segunda Guerra Mundial, que diz:

Por que você não pode vender fraternidade e pensamento racional como vende sabão?

A comparação pode parecer estranha num primeiro momento, mas faz certo sentido. Se o marketing pode vender ideias, por que não usar suas estratégias para vender ideias que favorecem o bem-estar social?

Assim, o objetivo das campanhas de publicidade social é promover ideias que ao mesmo tempo encorajam comportamentos considerados positivos como cuidar do meio ambiente ou usar o cinto de segurança; ou desencorajar comportamentos considerados negativos, como ultrapassar o limite de velocidade ou fumar em locais públicos.

Dessa forma, o marketing social “vende” o bem-estar social como um todo.

Leia mais

Oct 05

Como o contato pessoal pode ajudá-lo a conquistar apoiadores

| Captação de Recursos

Além das cifras: a importância do contato pessoal em eventos do terceiro setor

Eventos são grandes oportunidades para arrecadar dinheiro, certo? Errado. Bem, mais ou menos errado.

Muitas vezes feitos apenas algumas vezes por ano, corridas, piqueniques, festas, entre outros, são grandes oportunidades para organizações sem fins lucrativos não só se capitalizarem, mas também – e até mais importante – saberem mais sobre as comunidades a que pertencem, bem como seus membros e doadores.

Isso porque, em vez de perseguir visitantes do seu site para concluir pesquisas por amostragem ou para entrar em contato com sua equipe por telefone, você pode ter uma boa conversa à moda antiga.

Concentre-se em conhecer os frequentadores de seus eventos pessoalmente para que você possa estabelecer uma relação de empatia com eles.

Leia mais
Sep 29

O que é Responsabilidade Social?

| Terceiro Setor

Responsabilidade Social Corporativa… Individual… Afinal o que é Responsabilidade Social?

Ser socialmente responsável significa que as pessoas e as organizações devem comportar-se eticamente e com sensibilidade em relação a questões sociais, culturais, econômicas e ambientais. Para começarmos a entender o que é responsabilidade social, vamos a seguinte citação:

Um homem é chamado de egoísta não por seguir seu próprio bem, mas por negligenciar o bem do seu próximo. (Richard Whately)

O esforço para agir com responsabilidade social ajuda indivíduos, organizações e governos a ter impacto positivo no desenvolvimento, nas empresas e na sociedade com uma contribuição positiva para os resultados financeiros.

Quem pensa que sabe o que é responsabilidade social e acredita que seja apenas a obrigação de grandes empresas pode estar muito enganado. Na verdade, o ideal é que esse seja um movimento de toda a sociedade em prol do bem comum.

Leia mais
Sep 22

Como Melhorar a Eficiência do Conselho em sua Instituição?

| Gestão

Como criar um conselho que funciona para sua organização

A importância do terceiro setor nunca foi tão grande quanto nestes tempos difíceis em que vivemos. No Brasil, existem dezenas de milhares de organizações que oferecem serviços sociais, de saúde, educação, artes, entre outros.

Nesses contextos, executivos são pressionados a aumentar as doações e o crescimento aproveitando todos os recursos disponíveis.

Enquanto isso, líderes voluntários, que não raro têm dúvidas sobre como aproveitar as próprias habilidades na liderança, esbarram na dificuldade de definir como eles e seus colegas de conselho podem ser mais eficientes em seus papéis dentro das organizações.

Muitas organizações sofrem por falta de liderança

Regras básicas, ideias óbvias e obrigações comuns de diretores – como avaliação de equipe e de impacto, que são profundamente relacionadas às operações de uma organização do terceiro setor, além do recrutamento – não são desempenhadas como deveriam.

Uma pesquisa recente feita por professores da Universidade de Stanford confirmou que muitos conselhos de instituições do terceiro setor têm dificuldades bem sérias.

Nesse estudo, foram consideradas as entrevistas de 924 diretores de organizações, que resultaram nos seguintes dados:

Leia mais

Sep 20

4 Passos Para Estimular e Colocar em Prática a Inovação no Dia a Dia da ONG

| Gestão

Estimulando o processo de inovação nas ONGs

Frequentemente organizações pedem “ideias inovadoras” a seus doadores, colaboradores e admiradores, mas elas mesmas falham em estruturar e entregar essa inovação em forma de projetos – e muitas vezes até penam para definir qual seria o real significado de “inovar”.

Isso acontece porque elas supõem que a inovação só acontece por meios naturais (o famoso dom da criatividade) ou obscuros, sem muita técnica envolvida no processo.

Mas para inovar não é preciso “reinventar a roda”

Essa falta de definição acaba resultando em uma noção de que inovar envolve uma ideia que redefinirá mercados, que será disruptiva e que trará mudanças dramáticas – devemos encontrar o iPhone da educação infantil ou o post-it do desenvolvimento econômico, por exemplo.

Leia mais
Sep 15

7 Ideias Para Engajar Mais Voluntários na Sua Causa

| Gestão

Ideias para recrutar voluntários

“Se você não está indo para frente, está indo para trás.”

Essa afirmação o remete à sua organização?

Ela certamente faz sentido em relação à implementação de tecnologias que facilitam o dia a dia da instituição.

Mas será que também é verdadeira para o número de voluntários na sua organização?

É certo que o engajamento de uma organização varia significativamente ao longo de um ano.

Voluntários se aposentam, se afastam, ou passam por mudanças na vida (como ter filhos ou mudar de emprego), que os impedem de servir à organização da forma como costumavam fazer.

Então como você pode evitar a estagnação de sua lista de voluntários? Neste post, vamos dar algumas ideias de recrutamento de voluntários para manter o trabalho fluindo tranquilamente.

A primeira dica é:

Leia mais
Sep 13

5 Passos Para Gerar Mais Atenção Para Seu Próximo Evento

| Captação de Recursos

Criando conteúdo para a divulgação do seu próximo evento

Eventos são fundamentais para continuar e expandir o trabalho de organizações do terceiro setor. Eles ajudam não só na captação de novos doadores como também na fidelização de doadores já antigos.

De acordo com uma pesquisa realizada pela HubSpot em parceria com a Eventbrite com organizadores e participantes de eventos, 84% daqueles que responderam disseram que ir a eventos era uma parte importante de seus trabalhos. Desses, 79% vão a eventos especificamente para aprender algo novo.

No entanto, infelizmente, mais de um terço dessas pessoas disseram que já saíram desapontadas de eventos dos quais foram convidadas a participar.

Mas como estimular a participação em meus eventos?

Instituições do terceiro setor não raro enfrentam dificuldades no desenvolvimento de uma estratégia de marketing coerente até para seus maiores e mais importantes eventos.

Contudo, se você criar um conteúdo excelente para ganhar as atenções, alinhado a uma estratégia de marketing consistente, seu evento terá uma lista de convidados invejável.

Então, da próxima vez que estiver planejando um evento, considere estas formas de conteúdo para divulgação:

Leia mais
Sep 06

Como a colaboração pode alavancar o sucesso de instituições do terceiro setor

| Terceiro Setor

Desvende os benefícios da colaboração para o sucesso no terceiro setor

A colaboração no terceiro setor funciona de formas muito diferentes e pode ser abordada de maneiras variadas.

No entanto, antes de falar sobre o que são e como funcionam as parcerias entre organizações, deve-se considerar a questão mais importante de todas:

Por que colaborar?

Todo mundo adora colaboração – na teoria.

Quer dizer, quem não acredita ser uma boa ideia duas ou mais entidades sem fins lucrativos trabalharem juntas para atingir objetivos em comum?

Mas deixe de lado essa ideia por um momento e sejamos honestos: a colaboração não é por si só uma boa iniciativa; ela começa a ser interessante quando serve a um propósito bem definido.

Além disso, colaboração não é sempre a melhor resposta para as dificuldades que sua organização pode estar enfrentando no momento.

Isso porque a instituição do terceiro setor tem diversas possibilidades de estratégias a escolher para fazer avançar sua missão, e a parceria com outras instituições é apenas uma delas.

Leia mais
1 2 3 8