Gestão Financeira: segregação por projetos e convênios • bhbit | Soluções para o Terceiro Setor

Gestão Financeira: segregação por projetos e convênios

Gestão

jul 21
segregação por projetos e convênios

A segregação das despesas entre projetos

A gestão financeira das entidades do terceiro setor é repleta de desafios diários. Além de ter que controlar o orçamento, buscar novas fontes de recursos financeiros e prestar contas de forma detalhada sobre a destinação das verbas arrecadadas, as organizações também enfrentam inúmeras burocracias na celebração de convênios, parcerias e contratos.

Para vencer todos os obstáculos e conquistar sustentabilidade e credibilidade, as entidades necessitam de um sistema de gestão financeira direcionado para suas atividades e que traga benefícios à organização na segregação dos recursos por projetos e convênios. Isso significa que as organizações, entidades beneficentes, fundações e ongs precisam controlar o orçamento e destinar recursos de maneira inteligente e consciente para cada projeto realizado, a fim de manter sua função social ativa.

white paper gestão financeira terceiro setor
INFORME

POR QUE O TERCEIRO SETOR PRECISA DE UMA SOLUÇÃO DE GESTÃO FINANCEIRA EXCLUSIVA

Download gratuito deste Informe.

Uma solução eficaz e inovadora para atingir o objetivo da segregação por projetos e convênios é apostar na implantação de uma ferramenta tecnológica que realize a gestão financeira. Os softwares customizados são excelentes para organizar os recursos captados, realizar a aplicação por projetos e facilitar também a prestação de contas das entidades sociais, pois garantem que todos os dados estejam ao alcance das organizações de forma prática, rápida e eficiente.

Existem sistemas desenvolvidos exclusivamente para entidades sociais. Um exemplo é o Economato, uma ferramenta criada pela BHbit para facilitar a atuação de tesoureiros e ecônomos em organizações não governamentais e entidades sociais diversas, além de otimizar a aplicação de seus recursos financeiros. O sistema de gestão permite manter um fluxo de caixa saudável e colabora com a segregação dos recursos por projetos e convênios, tudo de forma 100% online, com segurança, flexibilidade e versatilidade. O software funciona na nuvem e é ideal para Ongs, OSCIPs, Congregações Religiosas, Entidades Beneficentes e Obras Sociais.

Com esse tipo de ferramenta, é possível fazer previsões sobre entrada e saída de recursos, trabalhar os lançamentos financeiros com mais dinamismo e vincular, de forma rigorosa, todos os lançamentos de receitas e despesas a projetos ou convênios específicos.

segregação por projetos

As vantagens dos recursos aplicados por projeto

A gestão eficiente de recursos captados e aplicados por projeto permite que as entidades sociais consigam alavancar suas atividades, cumprindo sua missão social com mais assertividade e amplitude. É de conhecimento geral das empresas e órgãos públicos que as diversas organizações sociais têm como importante fonte de recursos financeiros a celebração de convênios. Nesse tipo de negociação, as verbas exigem um tratamento especial, com total controle e otimização de gastos.

Nesse cenário, a contabilização de qualidade é fundamental, pois garante a segregação por projetos, a individualização dos recursos e uma prestação de contas mais transparente, completa e segura, comportamentos que trazem mais credibilidade para as entidades sociais e mais oportunidades de obtenção de parceiros e doadores.

Em todos os convênios firmados, principalmente com órgãos públicos, as entidades devem apresentar o gasto e direcionamento financeiro preestabelecido, com o compromisso e a obrigação de divulgar as formas de aplicação dos recursos repassados. Esses dados são relevantes e, por isso, merecem toda a atenção dos gestores das entidades sociais.

A manutenção de um fluxo de caixa sustentável é uma vantagem direta da utilização da tecnologia com o objetivo de facilitar o trabalho dos contadores e tesoureiros das entidades do terceiro setor. Um ponto importante sobre as ferramentas inovadoras de gestão financeira é que elas têm acesso facilitado, que pode ser feito pela internet, de qualquer lugar e a qualquer momento. Uma solução de software customizado para o terceiro setor viabiliza a adequada gestão dos recursos financeiros.

Longevidade e eficiência para as entidades do terceiro setor

A segregação por projetos e convênios é ideal para que as entidades sociais consigam controlar lançamentos de receitas, direcionar corretamente recursos, visualizar e controlar despesas e fortalecer diversos projetos, com um rateio inteligente de verbas. Além disso, o software de gestão financeira também permite mensurar com mais precisão os custos de cada projeto implementado pela instituição.

É importante trabalhar com uma abordagem séria na gestão financeira das entidades. Todos os gastos devem ser conduzidos com transparência para promover a continuidade dos projetos sociais e ações beneficentes.

Com a correta segregação das receitas e despesas, as organizações se tornam mais confiáveis aos olhos dos financiadores e órgãos públicos, garantindo relevância aos projetos. O acompanhamento dos gastos vinculados a cada trabalho ou convênio da instituição torna a prestação de contas mais eficiente e traz novas possibilidades de fontes de financiamento e receitas para o terceiro setor.

Transparência e Gerenciamento Aprimorado

Trabalhar em conformidade com sua missão social e manter a transparência são comportamentos muito importantes para as entidades e, com a ajuda da tecnologia, esse desafio fica mais fácil de ser superado nas atribuições rotineiras, que fazem parte do custeio mensal das atividades. A tecnologia também evita dificuldades de gerenciamento e aprimora as ações administrativas e tomadas de decisões nas organizações sociais.

A segregação dos recursos por projeto permite mais controle de gastos e individualização da destinação de doações que venham de fontes governamentais ou privadas. Com esse intuito, os softwares de gestão financeira levam a uma melhora significativa na administração de ativos, receitas, aplicações financeiras e bens patrimoniais da organização.

Com uma contabilidade equilibrada, as entidades cumprem suas obrigações sociais com mais tranquilidade, mantendo o foco nos resultados positivos que suas iniciativas podem trazer para a população. Essa é uma maneira simples e inovadora de garantir que o terceiro setor se torne sustentável e mais ativo nos trabalhos sociais realizados em diversas frentes, como na educação, cultura, esporte, entre outros setores fundamentais para o avanço do Brasil.

A BHbit tem a solução ideal em software de gestão financeira para o terceiro setor. As entidades interessadas em saber mais sobre soluções inteligentes e sistemas de gestão na nuvem podem entrar em contato através deste canal.

14 Dias para avaliar o mais moderno software do 3º Setor

x