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Crie campanhas de doações de fim de ano da maneira certa

Captação de Recursos

nov 26
campanhas de doações de fim de ano

Como maximizar as doações de fim de ano

O fim do ano é visto por muitas empresas como um período que merece cautela e planejamento, já que o tempo de férias e recessos pode favorecer uma baixa no faturamento. Contudo, para as entidades sociais, este momento não deve ser encarado como uma turbulência, mas sim como uma oportunidade de inovar na busca por doações, pois, como todos sabem, o espírito natalino aumenta o desejo de contribuir.

O fim de ano, com seu clima de solidariedade e fraternidade, estimula as pessoas, tanto físicas quanto jurídicas, a se engajarem em prol de causas nobres. É neste contexto que as organizações sociais devem atuar com foco em maximizar as doações de fim de ano e, quem sabe, até garantir novos patrocinadores e apoiadores fixos para o ano que está por começar.

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Neste momento tão especial do ano, marcado pela união das famílias e pela confraternização no cenário corporativo, as entidades do terceiro setor precisam apostar em campanhas de doações que sejam marcantes, envolventes e criativas. Aqui, vamos apresentar algumas dicas importantes para que as entidades consigam maximizar de forma efetiva suas doações. Confira!

Primeiros passos para uma campanha de fim de ano engajadora

Nos primeiros passos necessários para maximizar as doações de final de ano, vamos listar alguns comportamentos básicos, que todas as instituições devam manter em qualquer período e circunstância. O mais importante deles é, sem dúvida, manter a transparência e a prestação de contas.

É muito comum no final do ano que as entidades enviem para seus apoiadores informativos com dados referentes à aplicação financeira do ano, aos projetos que foram desenvolvidos e qual foi o impacto positivo gerado para a sociedade por meio deste trabalho. Isso é importante, pois leva o doador a enxergar efetivamente o resultado de suas doações financeiras.

Confira 3 passos para começar sua campanha de final de ano:

1 – Antes de pedir novas doações, apresente um relatório de progresso. Mostre porque seu trabalho é relevante para a sociedade e porque ele deve ser mantido com o apoio das doações.

2 – Reafirme os valores da sua instituição. As pessoas se sentem mais propensas a contribuírem com entidades que apresentam valores semelhantes aos delas. Mostre que sua organização é honesta, bem administrada, financeiramente saudável, eficiente e que conta com uma missão importante.

3 – Ressalte suas boas práticas como entidade do terceiro setor. Mostre sua real capacidade de promover mudanças duradouras e significativas para a sociedade.

Com estes três passos em mente, chega o momento de colocar o trabalho em prática, com estratégias modernas e eficientes para maximizar suas doações durante o período de férias.

Estratégias eficientes para resultados concretos

Há muito tempo estamos falando que as entidades do terceiro setor precisam inovar em suas estratégias de captação de doações. Utilizar os meios digitais, como o e-mail marketing, as redes sociais, os aplicativos e os sites é quase que obrigatório para as entidades que desejam alcançar um público-alvo com grande potencial para colaborar com causas realmente importantes para a sociedade.

Confira algumas ações que podem ser implementadas no final de ano, aproveitando o clima de altruísmo que envolve pessoas e empresas dispostas a ajudar:

1 – Doação online

É possível receber doações online por meio de sistemas de pagamento e recebimento de recursos, como o PayPal, por exemplo. As entidades devem estimular as doações, geralmente oferecendo algo em troca, como um cartão de natal virtual. Vale também utilizar sites específicos para receber doações ou utilizar a própria página da entidade para colocar um botão de doações online para o fim de ano.

2 – Diversifique

Não se limite a trabalhar apenas com uma frente de arrecadação. No Brasil, muitas entidades utilizam apenas o Call Center para solicitar doações, mas, como sabemos, as pessoas não gostam de ser incomodadas com esse tipo de telefonema, o que pode afastar o potencial apoiador do projeto. Utilize outros meios para solicitar ajuda financeira, como o envio de cartões de natal, informativos, e-mails, entre outras ferramentas de comunicação menos invasivas.

3 – Boas Práticas

Nas estratégias para captar doações online, esteja atento as boas práticas. Lembre-se que as doações online estão crescendo a cada ano e, por isso, sua entidade não vai querer se prejudicar nesse ambiente tão promissor. Tenha uma página de doação bastante explicativa e intuitiva (as pessoas precisam compreender os passos para realizar a doação), faça com que seu site ou plataforma de captação online seja amigável a smartphones e tablets, ou seja, a página precisa ser responsiva; e, por fim, invista muito em segurança, pois os usuários da internet precisam se sentir seguros no site para fazerem doações, principalmente quando os repasses acontecem via cartão de crédito.

4 – Planejamento

Nas estratégias de angariação de fundos faça um planejamento cuidadoso e não deixe tudo para a última hora. Lembre-se que as pessoas estão de férias e, provavelmente, a partir da segunda quinzena de dezembro não estarão disponíveis para prestar atenção nas suas estratégias de captação de doações.

5 – E-mail

As ferramentas de e-mail são muito democráticas e, por isso, quase todo mundo tem, ao menos, uma conta de e-mail. Utilize isso a seu favor. Se a sua instituição já possui um mailing recheado de contatos, use-o no final do ano. O e-mail é uma forma de comunicação pouco invasiva, que aumenta a probabilidade de doação, além de ser altamente informativa. Planeje sua comunicação, escreva um bom assunto para o e-mail, uma mensagem que faça com que as pessoas queiram abrir o e-mail ao invés de deletá-lo. Segmente seus e-mails e envie a mensagem certa, para as pessoas certas. Isso exige planejamento e um trabalho profissional de comunicação e marketing.

6 – Torne-se Viral

Atualmente, as redes sociais são utilizadas para divulgar muita coisa e, quando as pessoas realmente se engajam numa causa ou mensagem, a comunicação se torna viral. Aproveite o final do ano e crie uma mensagem motivante, bonita e altamente engajadora para postar nas redes sociais. Isso pode ser uma arte, um vídeo, um infográfico ou qualquer outra comunicação visual de impacto. Utilize essa comunicação para falar dos resultados do seu trabalho e para envolver as pessoas. No final da comunicação, use um Call To Action que faça com que os usuários compartilhem o seu material. Dessa maneira, mais pessoas visualizarão sua mensagem e suas chances de conquistar novos doadores aumentam.

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