Contato Pessoal: Como tirar maior proveito de seus eventos

Como o contato pessoal pode ajudá-lo a conquistar apoiadores

Captação de Recursos

Oct 05
eventos terceiro setor

Além das cifras: a importância do contato pessoal em eventos do terceiro setor

Eventos são grandes oportunidades para arrecadar dinheiro, certo? Errado. Bem, mais ou menos errado.

Muitas vezes feitos apenas algumas vezes por ano, corridas, piqueniques, festas, entre outros, são grandes oportunidades para organizações sem fins lucrativos não só se capitalizarem, mas também – e até mais importante – saberem mais sobre as comunidades a que pertencem, bem como seus membros e doadores.

Isso porque, em vez de perseguir visitantes do seu site para concluir pesquisas por amostragem ou para entrar em contato com sua equipe por telefone, você pode ter uma boa conversa à moda antiga.

Concentre-se em conhecer os frequentadores de seus eventos pessoalmente para que você possa estabelecer uma relação de empatia com eles.

Conexões humanas são muitas vezes difíceis de replicar on-line, por isso é importante tirar o máximo proveito de todo o contato pessoal que você tem – que é um verdadeiro tesouro. E seus doadores são muitas vezes pessoas ocupadas, então é raro conseguir juntá-los no mesmo local ao mesmo tempo.

Depois, certifique-se de que tem um bom plano de marketing e pesquise o local para o seu próximo evento de levantamento de fundos.

Aqui vão algumas outras dicas para guiá-lo:

Conheça quem é importante para sua organização

Como você vai passar muito tempo com os membros e os doadores em seus eventos, recolha informações valiosas que possam melhorar sua estratégia de marketing.

Atualmente, empresas fazem investimentos enormes em pesquisas de público, algo que você pode fazer sem nenhum custo adicional quando está fazendo um evento.

Onde você vai armazenar essas informações?

A resposta a essa pergunta é crucial.

Crie um banco de dados unificado com perfis de audiência abrangentes. É crucial que as informações coletadas em eventos saiam de suas anotações e do seu cérebro e sejam armazenadas onde possam ser reaproveitadas posteriormente por você e a sua equipe.

Leve para o lado pessoal

A personalização é uma das maiores oportunidades – e maiores desafios – do marketing. A quantidade de dados que você obtém em um evento não se compara ao que você recolhe on-line e ao longo do tempo.

Mas primeiro garanta que seu banco de dados é flexível o suficiente para organizar essa informação.

Qual é a melhor forma de começar? Debater entre a sua equipe um conjunto de elementos de personalização que vocês acham que vai melhorar a experiência online.

No evento, foque-se em recolher informações que foram identificadas pela equipe como ideais para a experiência do usuário.

Obtenha feedback sobre suas campanhas de marketing

Mesmo que queira manter o papo “de vendedor” em segundo plano durante o evento, você ainda deve se sentir confortável para puxar esse tipo de assunto.

Quando estiver circulando pelo evento, peça a membros e doadores que mencionem suas campanhas de marketing. Eles estão lendo seus posts? Será que eles veem valor em suas páginas? Quais informações eles desejam e que poderiam ter mais à mão?

Ao responder a essas perguntas, você estará bem posicionado para melhorar suas campanhas de marketing. Em vez de gerar conteúdo e mensagens que estão fora da base, você pode desenvolver uma proposta de valor mais atraente.

Quando estiver falando com os doadores pessoalmente, você terá uma oportunidade de coletar feedback especialmente valioso.

Preste atenção ao que as pessoas não estão dizendo durante as conversas. Mandar um e-mail com uma pesquisa ou pedido de feedback também é uma ótima maneira de ter certeza de que nenhuma informação escapará.

Seja único

Quando as campanhas de marketing automatizadas são a norma, sua organização precisa de uma vantagem extra para se destacar.

Por que não manter contato com os doadores que você conheceu pessoalmente? Dê os primeiros passos para construir uma relação duradoura, de longo prazo com cada pessoa: mostre que sua organização se preocupa.

Quando se trata de marketing, nunca subestime o valor de um toque pessoal. Quando as pessoas por trás de sua organização estão presentes e visíveis, seu público nota.

Planeje para o futuro

Está empacado na mensagem da sua próxima campanha de publicidade? À procura de ideias para estudo de caso?

Da próxima vez que realizar um evento, certifique-se de identificar essas metas antes. Como você sabe bem, o marketing se move a um milhão de quilômetros por hora. Se quiser que os mesmos doadores voltem no próximo ano, comece o processo de planejamento agora.

Procure histórias que tenham profundidade. Preste atenção nas conversas que provocam o maior número de emoções em seus doadores. Descubra o que você pode fazer melhor da próxima vez.

Melhores Práticas

Independentemente do tamanho ou do orçamento da organização, existem alguns tópicos a serem levados em consideração ao planejar um evento de angariação de fundos.

Eles incluem:

Educação: tire proveito de um público cativo em seu evento. Não se concentre em entretenimento para garantir uma doação única, em vez de educar para transformar clientes em defensores de longo prazo.

Aproveite para traçar estratégias de como você vai trabalhar com as informações sobre sua organização.

Até o final do evento, os convidados devem ser capazes de lhe dizer algo sobre a organização, a sua causa e por que eles devem se preocupar com isso. Se eles não conseguem, você já perdeu.

Doações recorrentes: um problema de algumas organizações sem fins lucrativos é se concentrar em uma única doação em eventos.

Em vez disso, pense a longo prazo. Um evento de angariação de fundos é o momento perfeito para pedir compromissos anuais. Demonstre a importância do seu impacto e peça garantias para o ano seguinte.

Tecnologia: trabalhar de forma mais inteligente, não mais.

Se você está organizando voluntários para o evento, acompanhando doações e promessas, ou que necessita de uma forma de gerenciar licitações e pagamentos para um leilão, pense em automação.

A tecnologia não só dá menos trabalho para sua equipe, mas também provavelmente vai aumentar o ROI (retorno sobre investimento).

Avaliação: é importante ter um meio objetivo de medir o impacto e a eficácia de um evento.

Controle os gastos, o dinheiro levantado e o número de participantes de um evento. Algumas métricas que você pode usar são: custo por real levantado, número de novos doadores, assiduidade e ROI.

E finalmente…

Campanhas de marketing eficazes estão ficando mais difíceis de desenvolver, especialmente se sua organização tem orçamento curto.

Por isso, pare de tentar competir com mais dinheiro: em vez disso, melhore sua proposta de valor.

Tire o máximo proveito de cada ponto de contato com o doador – construa relações duradouras e de grande impacto.