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Aug 18

5 Especialistas Detalham Como Ampliar a Captação de Recursos

| Captação de Recursos

Captação de Recursos: Pedi, e dar-se-vos-á...

Para que uma organização da sociedade civil tenha condições de se manter e dar continuidade aos seus projetos, não basta apenas boa vontade para levar sua missão adiante…

Ainda que isso seja muito importante, é imprescindível dispor de recursos, sejam eles materiais, humanos, financeiros e/ou tecnológicos.

No entanto, muitas ONGs, em especial as de menor porte e aquelas em início de atividade, nem sempre têm acesso ou sabem como alcançar esses recursos – principalmente quando o recurso em questão é dinheiro.

Para se manter em atividade, organizações sociais precisam 
melhorar e ampliar suas formas de captação de recursos

O ato de “pedir” nem sempre é uma tarefa fácil, mas é de grande relevância que isso seja feito.

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Oct 05

Como o contato pessoal pode ajudá-lo a conquistar apoiadores

| Captação de Recursos

Além das cifras: a importância do contato pessoal em eventos do terceiro setor

Eventos são grandes oportunidades para arrecadar dinheiro, certo? Errado. Bem, mais ou menos errado.

Muitas vezes feitos apenas algumas vezes por ano, corridas, piqueniques, festas, entre outros, são grandes oportunidades para organizações sem fins lucrativos não só se capitalizarem, mas também – e até mais importante – saberem mais sobre as comunidades a que pertencem, bem como seus membros e doadores.

Isso porque, em vez de perseguir visitantes do seu site para concluir pesquisas por amostragem ou para entrar em contato com sua equipe por telefone, você pode ter uma boa conversa à moda antiga.

Concentre-se em conhecer os frequentadores de seus eventos pessoalmente para que você possa estabelecer uma relação de empatia com eles.

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Sep 13

5 Passos Para Gerar Mais Atenção Para Seu Próximo Evento

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Criando conteúdo para a divulgação do seu próximo evento

Eventos são fundamentais para continuar e expandir o trabalho de organizações do terceiro setor. Eles ajudam não só na captação de novos doadores como também na fidelização de doadores já antigos.

De acordo com uma pesquisa realizada pela HubSpot em parceria com a Eventbrite com organizadores e participantes de eventos, 84% daqueles que responderam disseram que ir a eventos era uma parte importante de seus trabalhos. Desses, 79% vão a eventos especificamente para aprender algo novo.

No entanto, infelizmente, mais de um terço dessas pessoas disseram que já saíram desapontadas de eventos dos quais foram convidadas a participar.

Mas como estimular a participação em meus eventos?

Instituições do terceiro setor não raro enfrentam dificuldades no desenvolvimento de uma estratégia de marketing coerente até para seus maiores e mais importantes eventos.

Contudo, se você criar um conteúdo excelente para ganhar as atenções, alinhado a uma estratégia de marketing consistente, seu evento terá uma lista de convidados invejável.

Então, da próxima vez que estiver planejando um evento, considere estas formas de conteúdo para divulgação:

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Aug 25

Você já ouviu falar em doação por empatia?

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Esse sentimento pode deixar as pessoas mais dispostas a doar?

O que leva uma pessoa a doar para uma causa? Como levá-la a tomar esse tipo de decisão com mais facilidade?

Para responder a essas perguntas, hoje nós vamos falar sobre um sentimento que vem sendo estudado até mesmo por cientistas, a empatia.

Nós vemos conteúdos que recorrem aos nossos sentimentos em diversas situações: em fotos que aquecem nossos corações e em textos que nos pedem para que nos coloquemos no lugar de outras pessoas que vivem realidades mais difíceis que as nossas.

Essa prática de fazer aflorar sentimentos nas pessoas para que elas fiquem mais dispostas a tomarem ações (como fazer doações, por exemplo) tem até um nome: marketing de empatia.

A empatia faz parte do ser humano. Como seres sociais que somos, colocar-nos no lugar do próximo é também uma questão de instinto e sobrevivência.

Daniel H. Pink, em tradução livre, define:

Empatia é colocar-se no lugar do outro, sentindo com o coração dele, vendo com os olhos dele. Empatia não só é difícil de terceirizar ou automatizar; ela também faz do mundo um lugar melhor.

Em outras palavras, você está sendo empático quando entende e até sente os sentimentos dos outros, ou consegue se imaginar no lugar de alguém.

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Aug 19

Turbine as doações para sua ONG através das “CTAs”

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Como turbinar as doações no site de sua ONG através das “Chamadas para Ação”

Como uma organização do terceiro setor, você tem uma missão.

Para completar essa missão, você conta com a generosidade de quem acredita em sua causa.

Em outras palavras, você precisa que essas pessoas doem tempo, dinheiro ou outros recursos que possuem para ajudá-lo a ser bem-sucedido nos objetivos de sua instituição.

Mas qual é a melhor forma de alcançar esse sucesso?

É bem simples, na verdade. É só pedir.

A questão é que você não fará qualquer tipo de pergunta. Você convidará o visitante a realizar uma ação. Vamos chamar aqui essa ação de call to action, ou CTA, como é conhecido esse tipo específico de pedido na área de marketing.

Em seu site (principalmente nas landing pages), a call to action é o lugar certo para pedir que o visitante faça algo, por exemplo:

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Jul 12

Os 4 Conselhos do Facebook Para Transformar Fãs em Doadores

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Engajamento nas Redes que se transformam em Doações

Provavelmente você já tem uma página no Facebook, certo? No entanto talvez você não saiba quão poderosa essa ferramenta pode ser para sua estratégia de captação de recursos.

Por exemplo, a rede social oferece para instituições sem fins lucrativos a possibilidade de inserir em suas páginas o botão “Doe agora”. Para adicioná-lo, você precisa ter uma página com a categoria Organização sem fins lucrativos. Depois é só seguir o tutorial do Facebook para adicionar a chamada de doação.

Tendo este botão, doadores podem clicar nele e em poucos passos fazer uma doação com cartão de crédito previamente cadastrado no Facebook. Por isso é interessante que você disponibilize esse meio e também avise seus fãs dessa possibilidade, além de ensiná-los a usar a ferramenta.

Como parte dos esforços para impulsionar organizações do terceiro setor, a empresa também oferece alguns conteúdos para ajudar projetos sociais a moldarem a ferramenta com acordo com os tipos de necessidades que se apresentam para eles. E hoje nós trazemos aqui 4 conselhos dados pelo Facebook e ampliados por nossa equipe:

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Nov 26

Crie campanhas de doações de fim de ano da maneira certa

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Como maximizar as doações de fim de ano

O fim do ano é visto por muitas empresas como um período que merece cautela e planejamento, já que o tempo de férias e recessos pode favorecer uma baixa no faturamento. Contudo, para as entidades sociais, este momento não deve ser encarado como uma turbulência, mas sim como uma oportunidade de inovar na busca por doações, pois, como todos sabem, o espírito natalino aumenta o desejo de contribuir.

O fim de ano, com seu clima de solidariedade e fraternidade, estimula as pessoas, tanto físicas quanto jurídicas, a se engajarem em prol de causas nobres. É neste contexto que as organizações sociais devem atuar com foco em maximizar as doações de fim de ano e, quem sabe, até garantir novos patrocinadores e apoiadores fixos para o ano que está por começar.

Neste momento tão especial do ano, marcado pela união das famílias e pela confraternização no cenário corporativo, as entidades do terceiro setor precisam apostar em campanhas de doações que sejam marcantes, envolventes e criativas. Aqui, vamos apresentar algumas dicas importantes para que as entidades consigam maximizar de forma efetiva suas doações. Confira!

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Nov 24

O checklist definitivo para o #diadedoar

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A sua organização está preparada para o #diadedoar?

O maior dia de doações do ano está chegando. Na contagem regressiva restam menos de 7 dias para o #diadedoar.

É fundamental que sua organização tenha de forma bem definida que tipo de campanha de arrecadação irá melhor atender suas metas.

Talvez seja o momento de realizar a maior captação de recursos em um único dia. Ou talvez sua organização esteja buscando atrair e cultivar doadores que irão contribuir com sua campanha de final de ano. Ou ainda, pensando a médio e longo prazo, talvez o objetivo central seja desenvolver uma base de doadores recorrentes.

Independente de qual seja o objetivo, é de extrema importância que a campanha a ser desenvolvida esteja plenamente em harmonia com este objetivo.

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Nov 22

Doações através de smartphones ainda apresentam desafios

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A importância de inserir a instituição no mundo dos smartphones

Atualmente, o número de instituições do Terceiro Setor que possibilitam doações online através de tablets e smartphones é bastante limitado, portanto, não é de se surpreender que a porcentagem dessas doações ainda seja pequena em comparação aos métodos tradicionais. Porém, segundo dados divulgados pelo relatório anual da Blackbaud, importante empresa de softwares para entidades filantrópicas norte-americanas, as doações feitas pelos smartphones são as que possuem o maior potencial de crescimento no decorrer dos próximos anos.

Esse resultado pode ser explicado pelo aumento exponencial da popularidade dos smartphones nos últimos cinco anos. Em um curto período de tempo, eles conquistaram os consumidores, e no ano de 2014, os celulares já ultrapassaram os computadores de mesa em relação ao fluxo de usuários que o utilizam para navegar na internet.

Essa crescente importância dos smartphones representa uma questão a ser considerada pelas entidades sem fins lucrativos, as quais precisam se adaptar rapidamente para conseguir usufruir dos benefícios que a conectividade móvel pode proporcionar.

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Sep 23

Como transformar doadores ocasionais em recorrentes?

| Captação de Recursos

O que fazer para integrar pessoas caridosas de forma definitiva à sua entidade

Um dos maiores desafios das instituições do Terceiro Setor é o que diz respeito aos seus doadores ocasionais.

Buscando se distanciar da insegurança gerada pela ausência de um sólida fonte de renda recorrente, muitas organizações buscam fidelizar seus apoios de forma a obter doações de maneira recorrente.

Porém a transição para uma base de doadores recorrentes não representa tarefa fácil.

Entender a razão pela qual doadores ocasionais não se tornam doadores recorrentes e tentar encontrar uma forma de convencê-los a se comprometerem com a entidade é uma questão constantemente discutida dentro de qualquer organização sem fins lucrativos.

Algumas optam por tratá-los de forma semelhante aos doadores recorrentes, enviando os mesmos emails e convites para eventos promovidos pela instituição.

Outras entidades, por outro lado, preferem manter certa distância e enviar apenas mensagens em datas festivas como o Natal e a Páscoa. Contudo, em ambos os casos, as chances de se conseguir um retorno positivo são baixíssimas.

Isso acontece porque, ao contrário do que ocorre com os doadores recorrentes, a instituição não possui muitas informações sobre os seus doadores esporádicos.

Muitas vezes, nem ao menos informações básicas como a conta de email e o endereço desses doadores é conhecida pela entidade.

Portanto, a única certeza que podemos ter sobre esse grupo de pessoas é que elas são caridosas e estão dispostas a contribuírem financeiramente de tempos em tempos, então a questão principal é:

O que fazer para integrá-las definitivamente à instituição e convencê-las da importância que os doadores recorrentes representam?

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