Captação de Recursos • Página 2 de 2 • bhbit

Artigos da Categoria "Captação de Recursos"

set 09

A chave para a captação de recursos: 3 dicas práticas

| Captação de Recursos

Captação de recursos eficiente nos dias atuais

Os tempos mudaram…

Com a chegada do século XXI e o avanço da tecnologia, os mecanismos de ação das organizações do Terceiro Setor também precisam ser atualizados de acordo com as demandas da sociedade, para permanecer sendo eficiente e gerar resultados positivos.

Para conseguir ganhar a atenção de colaboradores em potencial, é muito importante que as instituições demonstrem ao público o seu trabalho diário e as consequências do mesmo na vida de milhares de pessoas.

Para isso, algumas técnicas essenciais são:

Ter histórias e relatos reais para compartilhar

Uma entidade que se limita apenas às estatísticas, a repassar aos doadores o número de projetos finalizados ou a quantidade de pessoas beneficiadas, não consegue realmente atingir sua audiência e demonstrar a imensidão do trabalho realizado pelas organizações sem fins lucrativos.

Por essa razão, é essencial que as estatísticas sejam acompanhadas por relatos reais, depoimentos de pessoas que tenham tido suas vidas mudadas devido ao esforço contínuo da instituição.

Leia mais

ago 12

Fidelização de doadores: Conquistando e mantendo apoios

| Captação de Recursos

A busca pela renda recorrente

Diante de tantos cenários de incertezas, torna-se cada vez mais fundamental que as organizações do terceiro setor busquem aumentar sua renda recorrente.

A fidelização de doadores é uma questão essencial para as instituições e organizações não governamentais que dependem de arrecadações para se manterem.

Conseguir fazer com que essas pessoas permaneçam colaborando financeiramente com a instituição pode parecer uma tarefa complicada, porém, muitas vezes a adoção de medidas relativamente simples podem trazer um resultado muito além do esperado.

A seguir temos algumas sugestões de como essas organizações podem agir para conquistarem e manterem o apoio de seus doadores.

Abordagem inteligente

O primeiro contato entre a instituição e os doadores em potencial, que demonstraram interesse em conhecer mais sobre a entidade, é uma etapa fundamental para a fidelização desses doadores.

Esse é o momento para enviar uma mensagem, preferencialmente por email, explicando a história da instituição, como ela surgiu e quais são as suas áreas de atuação.

Leia mais

mar 04

Financiamento coletivo online para o terceiro setor

| Captação de Recursos

Como utilizar o financiamento coletivo online para o terceiro setor

O financiamento coletivo no Brasil, também conhecido como crowdfunding, é uma forma de captar recursos financeiros para projetos e iniciativas de interesse social. Esse tipo de mobilização virtual surgiu para facilitar a realização de atividades coletivas a partir da arrecadação de capital de diversas fontes, entre pessoas físicas e jurídicas.

O crowdfunding é uma prática ligada exclusivamente à internet. O trabalho consiste em promover o engajamento de pessoas dispostas a colaborarem com causas relevantes. Essa modalidade de financiamento coletivo no Brasil já é bastante utilizada para promover projetos sociais, culturais, jornalísticos, filantrópicos e também para arrecar fundos para o desenvolvimento de softwares de licença livre.

Além disso, o financiamento online também tem iniciativas interessantes e bem sucedidas na arrecação de recursos para a reconstrução de países devastados por fenômenos naturais, ações de combate à fome em áreas de grande vulnerabilidade social e para iniciativas de preservação do meio ambiente.

Leia mais

fev 27

Captação de recursos para o terceiro setor – online

| Captação de Recursos

As melhores práticas online para captação de recursos para o terceiro setor

O terceiro setor tem um papel fundamental para a sociedade, e acaba suprindo demandas que, muitas vezes, nem o poder público é capaz de atender. No entanto, as instituições precisam de recursos financeiros provenientes de doações para funcionarem com eficiência, e a etapa de captação acaba sendo um desafio constante, principalmente por causa da competitividade imposta pelo grande número de instituições em busca de financiamentos e contribuições.

Para atrair e manter doadores, as entidades do terceiro setor precisam apresentar resultados. A prestação de contas sobre a aplicação dos recursos é uma etapa importante do processo, assim como a divulgação qualificada dos serviços prestados à sociedade.

A tecnologia tem permitido que as entidades adotem estratégias diferenciadas para captar e gerenciar recursos e doadores e também para realizar o marketing de suas ações. Para as entidades de cunho social, as ferramentas de marketing digital aparecem como uma forma inovadora, relativamente barata e acessível de atingir o público-alvo de forma segmentada e trabalhar a captação de recursos para o terceiro setor.

Leia mais