Gestão • bhbit

Artigos da Categoria "Gestão"

set 22

Como Melhorar a Eficiência do Conselho em sua Instituição?

| Gestão

Como criar um conselho que funciona para sua organização

A importância do terceiro setor nunca foi tão grande quanto nestes tempos difíceis em que vivemos. No Brasil, existem dezenas de milhares de organizações que oferecem serviços sociais, de saúde, educação, artes, entre outros.

Nesses contextos, executivos são pressionados a aumentar as doações e o crescimento aproveitando todos os recursos disponíveis.

Enquanto isso, líderes voluntários, que não raro têm dúvidas sobre como aproveitar as próprias habilidades na liderança, esbarram na dificuldade de definir como eles e seus colegas de conselho podem ser mais eficientes em seus papéis dentro das organizações.

Muitas organizações sofrem por falta de liderança

Regras básicas, ideias óbvias e obrigações comuns de diretores – como avaliação de equipe e de impacto, que são profundamente relacionadas às operações de uma organização do terceiro setor, além do recrutamento – não são desempenhadas como deveriam.

Uma pesquisa recente feita por professores da Universidade de Stanford confirmou que muitos conselhos de instituições do terceiro setor têm dificuldades bem sérias.

Nesse estudo, foram consideradas as entrevistas de 924 diretores de organizações, que resultaram nos seguintes dados:

Leia mais

set 20

4 Passos Para Estimular e Colocar em Prática a Inovação no Dia a Dia da ONG

| Gestão

Estimulando o processo de inovação nas ONGs

Frequentemente organizações pedem “ideias inovadoras” a seus doadores, colaboradores e admiradores, mas elas mesmas falham em estruturar e entregar essa inovação em forma de projetos – e muitas vezes até penam para definir qual seria o real significado de “inovar”.

Isso acontece porque elas supõem que a inovação só acontece por meios naturais (o famoso dom da criatividade) ou obscuros, sem muita técnica envolvida no processo.

Mas para inovar não é preciso “reinventar a roda”

Essa falta de definição acaba resultando em uma noção de que inovar envolve uma ideia que redefinirá mercados, que será disruptiva e que trará mudanças dramáticas – devemos encontrar o iPhone da educação infantil ou o post-it do desenvolvimento econômico, por exemplo.

Leia mais

set 15

7 Ideias Para Engajar Mais Voluntários na Sua Causa

| Gestão

Ideias para recrutar voluntários

“Se você não está indo para frente, está indo para trás.”

Essa afirmação o remete à sua organização?

Ela certamente faz sentido em relação à implementação de tecnologias que facilitam o dia a dia da instituição.

Mas será que também é verdadeira para o número de voluntários na sua organização?

É certo que o engajamento de uma organização varia significativamente ao longo de um ano.

Voluntários se aposentam, se afastam, ou passam por mudanças na vida (como ter filhos ou mudar de emprego), que os impedem de servir à organização da forma como costumavam fazer.

Então como você pode evitar a estagnação de sua lista de voluntários? Neste post, vamos dar algumas ideias de recrutamento de voluntários para manter o trabalho fluindo tranquilamente.

A primeira dica é:

Leia mais

jul 28

Voluntariado no Brasil: um campo ainda a ser explorado

| Gestão

O voluntariado no Brasil ainda representa um grande auxílio

O apoio de voluntários sem dúvida é inestimável para qualquer instituição do terceiro setor. Dados da ONU dão conta de que por volta de 1 bilhão de pessoas no mundo o praticam de alguma forma.

Eles ajudam não só na economia de fundos quando recursos humanos são necessários mas também podem oferecer melhores serviços à comunidade, aumentar o contato da instituição com outras pessoas, disponibilizar seus conhecimentos específicos.

No Brasil, cerca de 16 de milhões de pessoas fazem trabalhos filantrópicos. Há, ainda, registros de diferentes fases e diferentes formas para a realização desses trabalhos. Veja a seguir mais dados sobre o assunto.

Além disso, recrutar novas pessoas pode ser um pouco complicado para as instituições, por isso trazemos aqui algumas sugestões de como encontrar pessoas que estejam interessadas em se juntar à sua causa.

Leia mais

jul 07

Preparação de Orçamentos: Um Guia Para o Segundo Semestre

| Gestão

A preparação de orçamentos no Terceiro Setor

Nosso ano está só na metade e, se você não conseguiu organizar a parte financeira, ainda dá tempo de começar agora mesmo para chegar em dezembro com as contas em dia e com tranquilidade para começar 2017. Aliás, você também pode usar nossas dicas para pensar sobre como será o próximo ano de sua instituição, já que a melhor prática é planejar com antecedência.

Criar um orçamento é olhar para o passado e entendê-lo para poder estimar o futuro. Ele é como um guia para a instituição que precisa planejar o que vem à frente e entender a situação financeira atual.

Fazendo suas estimativas cuidadosamente, você tem grandes chances de manter uma organização sem fins lucrativos saudável financeiramente e pronta para os diversos desafios que o terceiro setor tem pela frente.

Veja a seguir quais são os passos para planejar orçamentos e depois o que fazer para não sair da linha ao longo dos meses.

Leia mais

abr 30

Otimismo para uma nova realidade: Um guia para o Terceiro Setor

| Gestão

Como enfrentar a nova realidade econômica brasileira de forma positiva

Estima-se que no Brasil mais de 12 milhões de pessoas estejam envolvidas de alguma forma com o terceiro setor – entre eles gestores, doadores, voluntários e beneficiários –, que estão distribuídas em entidades de diversas naturezas cuja contagem ultrapassa 290 mil instituições.

Se não há consenso quando o assunto é a quantidade de iniciativas no terceiro setor desenvolvidas atualmente, pouco também é falado sobre soluções que impactem de forma positiva o setor para driblar a crise atravessada por nosso país.

É fato que todos somos atingidos pela situação econômica brasileira diariamente, mas você já parou para pensar em que tipos de oportunidades o momento atual pode oferecer para sua área de atuação?

Dificuldade ou oportunidade pode ser apenas uma questão de visão negativa ou positiva sobre o mesmo fato. Se ainda não pensou sobre isso, não se preocupe – este artigo tem justamente a função de ajudar você nessa reflexão.

Para guiá-lo pelo caminho entre os problemas e as ideias de soluções que encontramos, vamos falar sobre os seguintes aspectos e seus desdobramentos:

Leia mais

nov 21

Planejamento estratégico para entidades do terceiro setor

| Gestão

Planejamento Estratégico: O aprimoramento da gestão

A importância de uma boa gestão para o progresso das instituições sem fins lucrativos do Terceiro Setor é um fator inquestionável e, por esse motivo, é essencial que as entidades estejam sempre buscando aprimorá-la. O primeiro passo para conseguir esse feito é estabelecer um planejamento estratégico, que nada mais é do que uma forma de avaliação minuciosa sobre o papel da organização no cenário atual e também algo que visa estabelecer quais são os planos futuros da entidade em um período de cinco a dez anos.

Através de um planejamento estratégico sério, as entidades conseguem estabelecer a direção pela qual devem seguir, baseando-se em suas principais metas e prioridades. E ao contrário do que muitos possam imaginar, ter um plano já estabelecido é capaz de dar mais foco e objetividade a organização, além de ser um fator determinante durante as tomadas de decisão e também no monitoramento do progresso e dos resultados já obtidos. E o mais importante, com o planejamento, é possível antecipar e até mesmo evitar problemas, o que acaba fazendo com que as entidades sem fins lucrativos que planejam, se saiam melhor do que as que não o fazem.

Leia mais

nov 17

5 Dicas Básicas de Gestão Financeira no Terceiro Setor

| Gestão

Gestão Financeira no Terceiro Setor e o Planejamento Organizacional

A gestão financeira vai muito além do que manter registros contábeis.

É parte essencial da gestão organizacional e não pode ser vista como uma tarefa isolada que deva ser deixada a cargo exclusivo do tesoureiro ou da equipe financeira.

Ela deve ser considerada como uma atividade integrada, que envolve planejamento, organização, controle e monitoramento dos recursos, a fim de alcançar os objetivos organizacionais.

Só é possível alcançar uma boa gestão financeira se ela estiver alinhada com o planejamento organizacional.

Um planejamento dentro deste contexto significa ter objetivos bem definidos e um conjunto de estratégias, táticas e ações para alcançá-los.

Dessa forma, a boa gestão financeira irá envolver planejamento estratégico de longo prazo e planejamento a curto prazo para as operações do dia a dia.

Tornando-se portanto, parte do processo de planejamento contínuo da organização.

Leia mais

jul 21

Gestão Financeira: segregação por projetos e convênios

| Gestão

A segregação das despesas entre projetos

A gestão financeira das entidades do terceiro setor é repleta de desafios diários. Além de ter que controlar o orçamento, buscar novas fontes de recursos financeiros e prestar contas de forma detalhada sobre a destinação das verbas arrecadadas, as organizações também enfrentam inúmeras burocracias na celebração de convênios, parcerias e contratos.

Para vencer todos os obstáculos e conquistar sustentabilidade e credibilidade, as entidades necessitam de um sistema de gestão financeira direcionado para suas atividades e que traga benefícios à organização na segregação dos recursos por projetos e convênios. Isso significa que as organizações, entidades beneficentes, fundações e ongs precisam controlar o orçamento e destinar recursos de maneira inteligente e consciente para cada projeto realizado, a fim de manter sua função social ativa.

Uma solução eficaz e inovadora para atingir o objetivo da segregação por projetos e convênios é apostar na implantação de uma ferramenta tecnológica que realize a gestão financeira. Os softwares customizados são excelentes para organizar os recursos captados, realizar a aplicação por projetos e facilitar também a prestação de contas das entidades sociais, pois garantem que todos os dados estejam ao alcance das organizações de forma prática, rápida e eficiente.

Leia mais

maio 18

Aplicação de Orçamentos em Entidades do Terceiro Setor

| Gestão

Como utilizar o orçamento em benefício das organizações sem fins lucrativos

Um componente-chave para a sustentabilidade financeira das entidades do terceiro setor é o orçamento detalhado e atualizado. Essa ferramenta de gestão de contabilidade traz um controle efetivo das despesas e dos recursos captados por meio de doadores, investidores, financiamentos e ações próprias de marketing.

A efetividade e a adequada gestão do orçamento devem ser compromissos da equipe de gestão financeira, responsável por realizar a revisão de relatórios financeiros e executar um planejamento antecipado de todos os gastos, investimentos e despesas fixas da entidade.

Quando uma organização trabalha sem um orçamento, ela acaba ficando à mercê de fatores externos e de imprevistos. Antecipar as projeções e previsões de arrecadação e despesas é uma forma de conduzir a entidade sem muitas surpresas desagradáveis e prejuízos.

Uma maneira de realizar esse plano de receitas e despesas é criando um orçamento com atualização anual. Essa atividade deve ser acompanhada e realizada por gestores, administradores e contadores das entidades sociais.

Leia mais