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5 Especialistas Detalham Como Ampliar a Captação de Recursos

Captação de Recursos

Aug 18
especialistas discutem a captação de recursos

Captação de Recursos: Pedi, e dar-se-vos-á...

Para que uma organização da sociedade civil tenha condições de se manter e dar continuidade aos seus projetos, não basta apenas boa vontade para levar sua missão adiante…

Ainda que isso seja muito importante, é imprescindível dispor de recursos, sejam eles materiais, humanos, financeiros e/ou tecnológicos.

No entanto, muitas ONGs, em especial as de menor porte e aquelas em início de atividade, nem sempre têm acesso ou sabem como alcançar esses recursos – principalmente quando o recurso em questão é dinheiro.

Para se manter em atividade, organizações sociais precisam 
melhorar e ampliar suas formas de captação de recursos

O ato de “pedir” nem sempre é uma tarefa fácil, mas é de grande relevância que isso seja feito.

Embora este texto não tenha nenhuma intenção de pender para o âmbito religioso, há uma passagem bíblica que tem tudo a ver com o tema que estamos tratando aqui: pedi e dar-se-vos-á.

É justamente isso que deve ser feito por sua organização: para receber o que se quer, seja recurso, seja mão de obra, é preciso pedir.

Sem esse pedido de ajuda, infelizmente, sua ONG corre sérios riscos de não ir para frente.


“A captação de recursos é uma competência estratégica, fundamental para a sustentabilidade financeira das ONGs.”

João Paulo Vergueiro
Diretor-executivo da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), graduado e mestre em Administração de Empresas, e professor da Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap).


Entendendo o que é captação

“Toda organização social precisa de recursos para se manter. Com exceção dos institutos corporativos e das fundações familiares, que já nascem com orçamento garantido, as organizações necessitam criar estratégias específicas para conquistar recursos, para que ela seja capaz de cumprir sua missão e ter impacto positivo e real na sociedade”, adverte João Paulo Vergueiro, diretor-executivo da Associação Brasileira de Captação de Recursos (ABCR).

A captação de recursos é uma ação planejada, desenvolvida pela organização para pedir as contribuições de que ela precisa, com o objetivo de garantir sua sustentabilidade. Esses recursos podem ser solicitados a indivíduos, empresas, governos, fundações etc.

Trata-se de uma competência estratégica, fundamental para a sustentabilidade financeira das ONGs, e, pelo menos em tese, não deveria haver uma única organização sem um plano de captação e ao menos um profissional responsável por priorizar o assunto. Para a elaboração de um plano de captação, é importante contar com o respaldo de pessoas que compreendam a importância desse trabalho para obter os recursos necessários para que as ações da organização sejam efetivamente transformadoras e cumpram integralmente a sua missão.

João Paulo Vergueiro

No entanto, o termo captação de recursos não é de uso exclusivo do Terceiro Setor.

Outros entes também podem recorrer a essa atividade, como produtoras culturais, que captam recursos para seus projetos (patrocínios); políticos, que levantam fundos para suas campanhas eleitorais; ou empresas, que demandam recursos financeiros para se alavancar (empréstimos).

“A grande diferença é que somente as organizações da sociedade civil têm na captação de recursos a sua principal estratégia para se manter financeiramente, fazendo disso algo permanente, e especializando-se em pedir doações dos indivíduos, empresas e quem mais acreditar no trabalho que elas realizam”, conclui o diretor-executivo da ABCR.


“Não basta apenas pedir por um recurso; é preciso tornar possível a mobilização de pessoas e de recursos, de todos os tipos, em torno dela.”

Danilo Tiisel
Advogado especialista em Legislação do Terceiro Setor, Gestão e Sustentabilidade; membro da Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB-SP; coordenador do Grupo de Direito e Captação de Recursos da Associação Brasileira de Captação de Recursos (ABCR); consultor jurídico e em desenvolvimento institucional; professor da Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB e da Diálogo Social; e diretor da Social Profit Consultoria.


Diversificação de fontes

Nos últimos anos, em especial na última década, o Terceiro Setor brasileiro tem enfrentado uma série de mudanças em sua forma de atuação.

Por conta do atual cenário político e econômico, que tem feito as pessoas (físicas e jurídicas) repensarem sua maneira de lidar com o dinheiro, muitas ONGs têm buscado alternativas para captar recursos.

Hoje, em razão da escassez de recursos, as organizações sociais precisam disputar doadores não apenas com outras entidades semelhantes, como também recorrer a novas maneiras de captar fundos para se manter.

Os pedidos “boca a boca” e as doações esporádicas já não são mais suficientes.

Para Danilo Tiisel, advogado especialista em Legislação do Terceiro Setor, captar recursos constitui um processo que não deve ser compreendido como sinônimo de “pedir dinheiro”.

A captação consiste em um processo organizado e muito amplo, que demanda um plano de ação estratégico. Ele não se restringe ao ato de pedir alguma coisa; é preciso, acima de tudo, que quem pede saiba falar sobre a causa, de modo a tornar possível a mobilização de pessoas e de recursos em torno dela. É nesse momento que se começa a captar e a fidelizar os doadores. Toda a organização deve estar preparada para isso.

Danilo Tiisel

Tão importante quanto captar recursos, é também buscar a diversificação das fontes…


“Se as organizações sociais ficarem dependentes de um número restrito de fontes, sua sustentabilidade passa a correr um enorme risco!”

Karina Isoton
Bacharel em Relações Internacionais, especializada em Negociações Internacionais, com MBA em Administração e mestranda em Memória Social e Bens Culturais. Responsável pela captação de recursos da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) Rio Grande do Sul e com mais de dez anos de experiência nas áreas de comunicação institucional e propostas sociais.

“Se as organizações sociais ficarem dependentes de um número restrito de fontes, sua sustentabilidade passa a correr um enorme risco, pois, se uma delas, por algum motivo, decidir não colaborar mais, a ONG pode entrar em colapso e fechar as portas. Infelizmente, esse cenário não é tão incomum no Terceiro Setor”, ressalta Karina Isoton, especialista em Negociações Internacionais e responsável pela captação de recursos da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) no Rio Grande do Sul.

Karina explica que existem cinco fontes para a captação de recursos:

Pessoas físicas: são as pessoas que fazem doações esporádicas, conforme sua disponibilidade de recursos, ou que costumam ajudar com carnês mensais ou participação em eventos beneficentes, por exemplo.

Empresas e institutos empresariais: organizações sem fins lucrativos criadas e mantidas por empresas.

Fundações: organizações nacionais ou internacionais, que atuam focadas em uma causa, e auxiliam outras ONGs por meio de patrocínio ou repasse de recursos.

Fontes institucionais: governos, agências, organizações religiosas ou laicas, de origem nacional ou internacional.

Geração de renda própria: é a comercialização de produtos e de serviços, realização de eventos, fundos patrimoniais e marketing relacionado à causa.



“É preciso injetar criatividade e diversificar as formas de captação, de modo que, a cada ameaça ou oportunidade externa, existam soluções para a organização se manter sustentável.”

Nathália Simões
Relações públicas, publicitária, especialista em Comunicação Interna para Públicos Estratégicos e em Gestão Empreendedora em Marketing Digital, idealizadora do Projeto Voluntário Coletivo, mobilizadora de recursos no Projeto Assistencial Novo Céu e palestrante dos temas Voluntariado e Captação de Recursos no Terceiro Setor.

Nathália Simões, mobilizadora de recursos e especialista em Comunicação Interna para Públicos Estratégicos e em Gestão Empreendedora em Marketing Digital, reforça que os captadores lidam diariamente com o desafio de manter sua organização social em pleno funcionamento e sem “sustos”.

Para garantir o bom funcionamento da ONG e garantir os recursos necessários, é preciso injetar criatividade e diversificar as formas de captação, de modo que, a cada ameaça ou oportunidade externa, existam soluções para a organização se manter sustentável.

Nathália Simões

A especialista adverte, ainda, que é preciso “desmistificar a ideia de que não vale a pena investir esforços em algo que, a princípio, não gerará recursos de grande expressão financeira, e que o foco deve estar apenas em projetos grandes e complexos”.

Para ela, é essencial experimentar mais formas de aproveitar e potencializar os recursos que as organizações já possuem, criando alternativas que geram retorno financeiro e de reputação.

Um erro muito comum cometido pelas organizações sociais é o descuido em relação ao doador…


“Conquistar e fidelizar doadores que possam colaborar com a causa defendida por sua organização demonstra profissionalismo na gestão e evita problemas futuros de captação.”

Marcio Zeppelini
Presidente do Instituto Filantropia, empreendedor, editor da Revista Filantropia, diretor-executivo da Zeppelini Editorial e palestrante motivacional e de temas relacionados à Comunicação, Desenvolvimento Pessoal, Terceiro Setor e Sustentabilidade.


Fidelização de doadores

Não por descaso ou desinteresse, obviamente, mas muitas ONGs acabam deixando esses financiadores de lado, enquanto investem os recursos recebidos em seus projetos.

“Conseguir conquistar e fidelizar parceiros, doadores e voluntários que possam colaborar com a causa defendida por sua organização demonstra profissionalismo na gestão e evita problemas futuros de captação”, garante Marcio Zeppelini, presidente do Instituto Filantropia e palestrante especialista em sustentabilidade.

Segundo Zeppelini, é essencial buscar a fidelização desses doadores, sejam eles pessoas físicas ou empresas.

É de extrema importância a criação de vínculos duradouros com os doadores, pois isso garantirá sua contribuição de forma perene, evitando complicações financeiras para a ONG no futuro. Esse processo de fidelização deve ocorrer, principalmente, por meio de uma comunicação efetiva e periódica, transparente, que preste contas das atividades realizadas e dos custos envolvidos, que dê notícias sobre todas as ações realizadas, deixando o colaborador sempre informado e, ao mesmo tempo, com o sentimento de que ele fez parte daquela transformação.

Marcio Zeppelini

Comunicação, relacionamento e transparência, para o presidente do Instituto, são três pontos de grande valia para quem deseja ter sempre por perto pessoas e empresas dispostas a ajudar na manutenção da causa.