5 Passos Para Gerar Mais Atenção Para Seu Próximo Evento • bhbit | Soluções para o Terceiro Setor

5 Passos Para Gerar Mais Atenção Para Seu Próximo Evento

Captação de Recursos

set 13
5 dicas que farão do seu próximo evento um sucesso

Criando conteúdo para a divulgação do seu próximo evento

Eventos são fundamentais para continuar e expandir o trabalho de organizações do terceiro setor. Eles ajudam não só na captação de novos doadores como também na fidelização de doadores já antigos.

De acordo com uma pesquisa realizada pela HubSpot em parceria com a Eventbrite com organizadores e participantes de eventos, 84% daqueles que responderam disseram que ir a eventos era uma parte importante de seus trabalhos. Desses, 79% vão a eventos especificamente para aprender algo novo.

white paper gestão financeira terceiro setor
INFORME

6 MOTIVOS PARA DIZER ADEUS AO GERENCIAMENTO FINANCEIRO COM PLANILHAS

Download gratuito deste Informe.

Você já conhece a plataforma Calendário Terceiro Setor?

Lançada em 2016 a plataforma Calendario Terceiro Setor é o ponto de encontro online entre organizações sociais e o público em geral. Oferecendo informações sobre os principais eventos de caridade e filantropia do país.

AFILIE-SE GRATUITAMENTE

No entanto, infelizmente, mais de um terço dessas pessoas disseram que já saíram desapontadas de eventos dos quais foram convidadas a participar.

Mas como estimular a participação em meus eventos?

Instituições do terceiro setor não raro enfrentam dificuldades no desenvolvimento de uma estratégia de marketing coerente até para seus maiores e mais importantes eventos.

Contudo, se você criar um conteúdo excelente para ganhar as atenções, alinhado a uma estratégia de marketing consistente, seu evento terá uma lista de convidados invejável.

Então, da próxima vez que estiver planejando um evento, considere estas formas de conteúdo para divulgação:

• Vídeos são seus mais novos aliados

Você pode usar vídeos para mostrar sua criatividade e promover seu evento de formas variadas. Se já tem um evento anterior gravado, use pequenos trechos e os compile em um vídeo de melhores momentos. (Não se esqueça de escolher uma trilha bem motivacional também.)

Se você tem palestrantes convidados, entreviste-os para instigar a curiosidade dos participantes por meio de uma breve prévia.

Depois de finalizados esses vídeos promocionais, inclua-os em seu site, suba-os para o YouTube e compartilhe-os nas mídias sociais como Facebook, Twitter e Instagram.

• Use imagens de divulgação atraentes

Não há dúvida de que você usará as redes sociais, certo? Então você precisa usar imagens fortes, que atraiam a atenção dos fãs e os atraiam para a área de inscrições do evento. De preferência, imagens reais de eventos anteriores ou do dia a dia na sua instituição.

Compor essas imagens para mídias sociais pode parecer algo difícil, mas você não precisa ser designer gráfico para criar imagens legais. Existem ótimas ferramentas para isso, como Canva ou Pablo.

• Escreva posts para o blog da organização

Se o site do seu projeto não tem um blog, saiba que ele deveria. Escreva artigos com temática relevante e de acordo com o que será abordado no evento para instigar a inscrição de participantes indecisos.

Não se esqueça de direcionar os leitores à inscrição por meio de uma call to action poderosa!

• Divulgue press releases na impresa

Um press release anunciando seu evento é uma forma comprovada de divulgar seu evento. Certifique-se de incluir os nomes de todos os palestrantes convidados e descreva o valor que os participantes obterão do evento.
Envie seu release para a televisão local, rádio, jornais e portais de internet que tenham a ver com o assunto abordado no evento.

Ou até mesmo em plataformas especializadas como o Calendário Terceiro Setor.

• Mantenha um pouco de mistério

Pode ser uma boa ideia não entregar todos os detalhes do evento de uma só vez. Quando você solta informações bem dosadas, acaba gerando curiosidade.

Por isso, se houver alguma grande surpresa a ser revelada durante o evento ou mesmo outros detalhes menores que você sabe que vão impressionar, vá dando dicas durante a divulgação e guarde o fator surpresa para o dia do evento.

Separe um tempo para métodos tradicionais de propaganda

Não adianta criar todos esses tipos de conteúdo sem pensar também na estratégia de divulgação deles. E esse é o papel da mídia.

É claro que vivemos em um mundo conectado, mas a mídia tradicional ainda está longe de se tornar irrelevante.
Aliás, dependendo do público-alvo do evento, pode até ser mais efetiva que as novas mídias online.

A lista de meios de comunicação que você pode usar tem diversas opções (mas você não precisa necessariamente usar todas), das mais em conta às que requerem investimentos expressivos:

• Malas-diretas
• Flyers
• Outdoors e banners
• Anúncios (TV, rádio, revistas e jornais)

Mas não se esqueça de tirar proveito da propaganda digital

Há diversos recursos baratos na internet para divulgação das suas iniciativas. Uma forma gratuita de divulgar é usar o Google Grants. Facebook Ads também ajudam muito nas estratégias de divulgação combinada com o Instagram.

E, se no off-line temos a mala-direta como aliada, no digital o e-mail marketing deve fazer parte de todas as suas iniciativas para divulgação de eventos.

Para o dia, crie situações que motivem as pessoas a compartilhar fotos, textos e vídeos. Uma ideia é disponibilizar caracterizações temáticas em momentos de confraternização, como óculos, bonés ou camisetas.

Comece a pensar também no próximo ano

Se seu evento foi bem-sucedido, será o primeiro de muitos eventos.

Por quê?
Porque pessoas valorizam consistência e leva algum tempo até que as iniciativas comecem a se espalhar pelo “boca a boca”.

É por isso também que a promoção de um evento continua depois que ele acaba. Depois do último “até logo”, é hora de postar fotos no Facebook e marcar quem esteve presente, agradecer aos presentes nas redes sociais e criar artigos baseados no conteúdo das palestras.

Instigue a curiosidade. Conte aos meios de comunicação sobre o sucesso do evento. Comente sobre isso em bate-papos com amigos e membros da comunidade. Comece a divulgar de todas as formas.

Invista seu tempo

Se você quer que seu próximo evento seja um grande sucesso, será preciso dedicar algum tempo para fazer acontecer. É aí que entra a importância de construir bom conteúdo para a promoção.

Tenha certeza de que uma abordagem de divulgação integrada entre estratégias on e off-line para seus eventos valerá muito a pena e proporcionará casa cheia em suas próximas promoções.

14 Dias para avaliar o mais moderno software do 3º Setor

x