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Compartilhamento de fotos em campanhas do 3º Setor

Marketing

mar 12
Compartilhar Foto

Como realizar campanhas de compartilhamento de fotos para o terceiro setor

Poucas coisas são tão engajadoras na internet quanto as fotografias. A força das imagens é capaz de mobilizar, emocionar e despertar a vontade de ajudar ao próximo. Prova disso, é que as redes sociais estão sempre tomadas por fotos de pessoas expondo suas crenças, valores, rotinas e defendendo causas nas quais acreditam.

As entidades do terceiro setor têm uma forte ferramenta de apoio e divulgação de campanhas por meio de redes sociais e aplicativos móveis que utilizam imagens. É fundamental que as instituições aprendam a usar o potencial desse tipo de mecanismo para promover suas ações.

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O ponto de partida dessa comunicação online deve ser sempre a escolha de uma imagem, uma mensagem e uma hashtag que sejam capazes de estimular o compartilhamento em massa. Para alcançar esse objetivo, é necessário um planejamento de marketing digital e uma boa ideia.

Diversas marcas corporativas já utilizam mídias como o Facebook e Instagram para divulgar produtos e ações de forma bem sucedida. A mesma estratégia pode ser usada pelas entidades do terceiro setor para levantar bandeiras, arrecadar fundos, atrair novos doadores e voluntários e divulgar campanhas de prevenção e conscientização entre os cidadãos brasileiros.

Esse tipo de campanha é eficiente, pois desperta as emoções humanas e torna mais fácil a conquista de apoio na internet e em plataformas móveis, como aplicativos desenvolvidos para tablets e smartphones. Trabalhar com o compartilhamento de fotos é uma estratégia excepcional, que pode ser usada para ampliar o alcance das instituições em todos os cantos do país.

Como lançar uma campanha de compartilhamento de fotos

Para lançar uma campanha bem sucedida de compartilhamento de fotos basta criatividade e um dispositivo móvel com câmera, como smartphone ou tablet. Essa comunicação exige pouco ou nenhum investimento, mas é preciso ter uma ideia inovadora e que desperte o interesse dos usuários de redes sociais e mídias móveis.

O alcance desse tipo de campanha é muito grande porque ela pode ser disseminada em diferentes canais de comunicação. O ideal é trabalhar com redes sociais, como o Facebook, Pinterest e Flickr; e com plataformas móveis, como Instagram, Yfrog e Twitpic.

Saber escolher e combinar fotos e mensagens impactantes é essencial para uma campanha de sucesso. Os gestores das entidades sociais devem ter em mente que o objetivo da comunicação é conquistar um grande número de compartilhamentos, fazendo com que a campanha se torne viral.

Outro ponto importante é que os responsáveis pela campanha nas redes sociais e mídias móveis devem estar familiarizados com as novas tecnologias e canais de comunicação que escolheram utilizar. Na seleção das mídias móveis também é relevante optar por aplicativos que sejam compatíveis com smartphones dotados de sistemas operacionais populares, entre eles Android, iOS, Blackberry e Windows Phone.

Encorajar as pessoas a tirarem suas próprias fotos e publicá-las com hashtags é uma maneira eficaz de tornar as campanhas mais abrangentes. Tenha metas que possam ser realizadas a médio ou longo prazo, estimule comentários e likes e promova a entidade social da melhor maneira possível para aumentar progressivamente o engajamento dos seguidores.

Campanhas inéditas, informativas, emocionantes e estimulantes têm melhores resultados e geram identificação. Outras dicas importantes são: usar legendas breves e de fácil entendimento em todas as imagens compartilhadas, atualizar as redes sociais com periodicidade e ter total dedicação ao marketing digital.

As etapas de compartilhamento de fotos devem seguir alguns passos básicos, como: escolher uma imagem de impacto, combiná-la com uma mensagem de texto ou hashtag, fazer o download e o carregamento da imagem e incentivar as pessoas a aderirem à campanha através do compartilhamento da foto. Antes de escolher as mídias para a campanha com imagens também é importante segmentar o público-alvo, como jovens, adultos, mulheres, admiradores de animais, defensores do meio ambiente, entre outros públicos. É preciso lembrar que cada segmento se sensibiliza com mensagens específicas.

As funcionalidades e configurações das mídias de fotos são super interessantes e devem ser bem exploradas pelas entidades sociais. Nas campanhas com fotos é possível personalizar informações, editar cores e dados e integrar uma mesma imagem a diversas plataformas ao mesmo tempo. Ter um smartphone com uma boa câmera é ideal para garantir a qualidade das imagens.

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O poder da imagem no Marketing Digital

As imagens atraem as pessoas porque despertam emoções e criam um tipo de conexão entre quem lançou a campanha e quem está compartilhando as fotos. A iniciativa tem um alto poder de engajamento graças à presença constante dos smartphones no dia a dia das pessoas.

Para se ter ideia da força das mídias que trabalham com fotos, basta saber que apenas o Instagram tem mais de 300 milhões de usuários com perfis ativos no mundo, que compartilham diariamente cerca de 70 milhões de imagens. A empresa, que foi comprada pelo Facebook em 2012, tem crescido rapidamente e promete lançar novas ferramentas para seus usuários em breve.

No Brasil, as entidades sociais podem aproveitar a presença de 38,8 milhões de usuários de smartphones para divulgar seus trabalhos com imagens marcantes. Uma funcionalidade importante das mídias sociais de imagens é que elas contam com filtros artísticos que permitem a interatividade direta dos usuários com a campanha.

As possibilidades de êxito desse tipo de iniciativa são muitas, pois elas podem aumentar o número de seguidores das entidades sociais, gerar tráfego para os sites das instituições, divulgar campanhas e causas amplas ou pontuais, conscientizar a sociedade sobre temas importantes e polêmicos e até arrecadar fundos.

Uma forma de estimular o compartilhamento é fazer com que as pessoas tirem suas próprias fotos e as publiquem com menção à campanha de marketing da entidade.

Como é possível perceber, hoje as instituições que têm um celular inteligente e uma ideia na cabeça já podem começar a mobilizar pessoas no universo digital.

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