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Sem ideias para o Blog de sua ONG?

Marketing

Aug 18
Dicas de conteúdo

Confira estas 8 dicas de conteúdo para blogs do Terceiro Setor

Os blogs têm conquistado cada vez mais espaço entre as ferramentas que fazem parte do escopo de marketing digital das entidades do terceiro setor. Porém, mais importante do que colocar um blog no ar, é saber orientar o conteúdo publicado a fim de que a página possa ganhar relevância e se tornar uma referência para o setor.

Para ter sucesso com uma estratégia de comunicação com blog, as entidades precisam gerar conteúdo relevante e de alta qualidade, que possa atrair tráfego e ter repercussão nas mídias sociais. Para que as organizações sociais possam se familiarizar com as características que são importantes para os posts de blogs, separamos aqui algumas dicas de conteúdo para o Terceiro Setor. Confira!

As mensagens e formatos ideais para blogs

Os textos para blogs devem seguir uma linha editorial bastante clara, que precisa ser baseada na visão e na missão da entidade social. As publicações precisam apresentar relatos, histórias e outros formatos de textos agradáveis e de fácil leitura.

Os blogs não podem ter posts muito extensos e cansativos. O ideal é que o conteúdo seja apresentado com listas, tópicos, separado por subtítulos interessantes e que sejam capazes de prender a atenção do leitor do começo ao fim.

Veja algumas dicas e informações relevantes sobre produção de conteúdo que podem agradar o público do Terceiro Setor e estimular discussões e compartilhamentos:

1ª dica

Atualmente, existem cerca de 250 milhões de blogs no mundo. Por isso, para que uma página possa se destacar, ela precisa de dedicação e alta capacidade de escrita de seus gestores. As entidades do terceiro setor devem expandir sua capacidade de oferecer ao leitor narrativas e conteúdos interessantes.

2ª dica

Os textos de blog ficam mais fáceis de ler com a apresentação de listas numeradas e com o uso de negrito em palavras-chave. Como sabemos, as pessoas estão cada vez mais atarefadas e sem tempo e, por isso, o uso de recursos como negritos e listas facilita e agiliza a compreensão das mensagens pelos leitores, pois evita que a pessoa tenha que ler o conteúdo completo para entender e interpretar o texto. Listas e negritos favorecem uma leitura dinâmica e estimulam a curiosidade do internauta, características que são fundamentais na internet.

Sendo assim, as entidades podem criar textos com o seguinte perfil: “Cinco motivos para ser um voluntário do Terceiro Setor”. Vale lembrar também que os posts com listas numeradas conquistam um ótimo desempenho nas mídias sociais.

3ª dica

O uso de imagens para ilustrar os textos é muito importante, pois ajuda a contar uma história. Todas as fotos apresentadas ao leitor devem conter legendas explicativas. Outro fator relevante é a formatação da imagem. O ideal é que todas as fotos do texto tenham o mesmo tamanho e possuam uma borda.

4ª dica

Publicar notícias baseadas em pesquisas e dados é uma maneira de engajar o público-alvo e despertar o interesse do leitor. As entidades devem apostar em artigos que discutam e avaliem os resultados de estudos e pesquisas recém-lançados. A divulgação desse tipo de conteúdo nas redes sociais deve ser feita com o uso de uma hashtag, um pequeno resumo sobre o tema tratado e o link que direcione o usuário para o blog da entidade.

5ª dica

Artigos relacionados à saúde, qualidade de vida, família, educação, geração de renda e cultura costumam ter bons resultados. Além disso, a entidade pode repercutir notícias e assuntos atuais em seu blog. Posts que compartilham dicas e conselhos úteis são bem recebidos na internet, como dicas de saúde, dicas de reciclagem para embalagens de alimentos, dicas de educação financeira e empreendedorismo, etc… É importante que os blogs das entidades tenham recursos (plug-ins) de compartilhamento de conteúdo nas redes sociais.

6ª dica

As entidades sociais também devem escrever posts que mostrem como as doações e os recursos captados estão sendo empregados nos trabalhos e atividades desenvolvidas em benefício da comunidade. Vale mencionar o valor arrecadado, o número de doadores ativos, as estratégias de aplicação dos recursos e a relevância do trabalho da organização para a promoção do bem-estar social. Ao final do post, a entidade deve usar um “Call to Action” para incentivar outras pessoas a doarem para que a organização possa continuar avançando e alcançando novas metas.

7ª dica

Os blogs do terceiro setor devem gerar empatia com seu público-alvo online. Para isso, é importante contar boas histórias, ou seja, escrever posts que apresentem a história de vida de pessoas beneficiadas nas comunidades atendidas pela instituição. Os textos precisam contar como as dificuldades estão sendo superadas e como a esperança de um futuro melhor se faz presente entre os cidadãos envolvidos com os projetos sociais.

A estratégia de comunicação pode contar com textos, imagens e vídeos que mostrem a construção da dignidade e de melhores condições de vida em comunidades carentes. Os depoimentos das pessoas são muito importantes nessa fase da comunicação via blog. O uso de infográficos e e-books gratuitos também ajuda a aumentar as visualizações e o tráfego da página.

8ª dica

Entrevistas com voluntários também são bons conteúdos para blogs do terceiro setor, pois garantem a chance de compartilhamento de informações sobre o trabalho da instituição, além de fomentar na comunidade o desejo de contribuir, de trabalhar por uma causa social. Contar boas histórias é sempre a melhor estratégia para atrair simpatizantes no universo online.