Como turbinar as doações no site de sua ONG através das “Chamadas para Ação”
Como uma organização do terceiro setor, você tem uma missão.
Para completar essa missão, você conta com a generosidade de quem acredita em sua causa.
Em outras palavras, você precisa que essas pessoas doem tempo, dinheiro ou outros recursos que possuem para ajudá-lo a ser bem-sucedido nos objetivos de sua instituição.
Mas qual é a melhor forma de alcançar esse sucesso?
É bem simples, na verdade. É só pedir.
A questão é que você não fará qualquer tipo de pergunta. Você convidará o visitante a realizar uma ação. Vamos chamar aqui essa ação de call to action, ou CTA, como é conhecido esse tipo específico de pedido na área de marketing.
Em seu site (principalmente nas landing pages), a call to action é o lugar certo para pedir que o visitante faça algo, por exemplo:
- “Doe agora!”;
- “Inscreva-se em nosso programa de voluntários!”;
- ou “Assine nossa lista de e-mails!”.
Então anote aí: instituições de sucesso no terceiro setor usam call to actions eficientes para alcançar suas metas.
A seguir você encontra mais modelos de CTA para se inspirar na criação das suas…
Por que você deve começar a usar call to actions em seu site
Quando você diz claramente a um visitante do seu site o que você quer que ele faça, é muito mais provável que ele siga o caminho traçado para ele.
Essa ação pode ser bem simples, como o download de um e-book que você está oferecendo ou uma inscrição em sua lista de e-mails; ou mais complexas, como um clique no botão de doação. A isso chamamos de conversão.
Fonte: msf.org.br
A missão da CTA é fazer o maior número possível de visitantes executar essas ações, ou seja, elas servem para aumentar as conversões de suas páginas.
Como criar uma call to action eficiente
Antes de começar a escrever CTAs, pergunte-se: o que quero que meus visitantes façam quando chegam às minhas landing pages?
Suas palavras devem movê-los para completar essa ação com facilidade.
Então, quando estiver pronto para escrever a CTA, leve estes pontos em consideração:
• Use palavras que indiquem ação.
Há um motivo para que esses textos sejam chamados de call to action (chamada para ação). Portanto, use verbos fortes que inspirem a ação de seus visitantes, como “aja”, “lute” ou “invista”.
Note também que o mais efetivo é usar os verbos em sua forma imperativa. Além disso, evite verbos ambíguos como “apoie”.
• Seja breve.
Você não tem muito espaço e tempo para fazer seu visitante chegar ao ponto.
Veja o exemplo da ONG Banco de Alimentos:
Fonte: bancodealimentos.org.br
• Não tenha medo de pedir mais de uma vez.
Se você está em meio a uma campanha de captação de recursos, é preciso ter a call to action em uma landing page que peça doações aos visitantes.
Além disso, você pode ter botões com CTA no site todo. Ter a mesma CTA em diversas páginas pode ajudar a melhorar a conversão, trazendo mais doações, compras ou inscrições.
• Fale sobre necessidades.
Mesmo se mantendo sucinto, certifique-se de que os visitantes entendem realmente o que sua instituição faz e oferece.
Um bom exemplo de como a CTA pode ajudar nessa parte é tentar trocar o simples:
“Doe agora” por “Ajude crianças a lutar contra o abandono escolar. Doe agora!”.
Fonte: renascerdaesperanca.org.br
• Use o senso de urgência.
Como um projeto social, sua instituição não pode esperar para mudar o mundo.
Trabalhe o senso de urgência da sua causa com uma CTA que toque os visitantes imediatamente. Palavras como “agora” ou “hoje” são opções interessantes.
• Mexa com as emoções.
Toque os corações colocando emoção em suas CTA. Mostre como essa pessoa vai se sentir após doar para sua causa. Se sua causa é importante, diga aos visitantes por quê.
Fonte: ongdocao.org.br
• Pense: “Eu quero…”
Imagine sua call to action com um botão que diz “Eu quero…”. Ninguém quer enviar um formulário. Mas pode ser que queira “juntar-se à luta!”.
Seguindo essas dicas simples, sua organização pode criar facilmente CTAs que convertem.
Veja estes modelos de call to action e crie as suas
E agora que você já entendeu os pontos fundamentais de uma chamada para a ação eficiente, você já pode começar a escrever as suas!
Além disso, veja alguns exemplos eficientes (e comece a usá-los agora mesmo):
- Mantenha-me informado.
- Faça uma doação.
- Ligue pra gente.
- Curta-nos no Facebook.
- Siga-nos no Twitter.
- Compartilhe nossa causa com seus amigos.
- Junte-se à luta!
- Saiba mais.
- Torne-se voluntário.
- Inscreva-se em nossa lista de e-mails.
- Receba nossas notícias em seu e-mail.
- Torne-se um apoiador mensal!
- Doe para nossa causa.
- Ajude (pessoas, crianças, animais etc.) que precisam.
- Envolva-se!
- Seja voluntário em nosso projeto.
- Siga estes passos:
- Proteja (pessoas, crianças, animais etc.) de (fome, desabrigo etc.).
- Fale conosco.
- Transforme a vida de (pessoas, crianças, animais etc.) hoje.
- Doe para (pessoas, crianças, animais etc.).
- Clique aqui e doe!
- Combata (a desigualdade, a fome etc.) hoje.
- Encontre um evento perto de você.
- Doe aqui.
- Salve (pessoas, crianças, animais etc.) hoje!
- Comece a mudar o mundo hoje!
- Colabore com nossa missão.
- Junte-se à nossa missão.
- Faça a diferença em (ano).
- Mostre seu apoio ajudando (pessoas, crianças, animais etc.) hoje.
- Junte-se a nós para ajudar (pessoas, crianças, animais etc.)!
Escreva suas call to actions de forma cuidadosa, sempre levando em consideração a clareza, a concisão e o visitante que está do outro lado.
Isso é importante porque call to actions que transformam visitantes em apoiadores resultarão em mais e maiores doações para sua causa.
Seguindo essas dicas valiosas e usando nossos modelos de call to action, sua instituição desenvolverá CTAs com grande poder de conversão.
E, com esses resultados, impactar mais o mundo.