Os 4 Conselhos do Facebook Para Transformar Fãs em Doadores • bhbit | Soluções para o Terceiro Setor

Os 4 Conselhos do Facebook Para Transformar Fãs em Doadores

Captação de Recursos

jul 12
4 dicas do facebook para ongs

Engajamento nas Redes que se transformam em Doações

Provavelmente você já tem uma página no Facebook, certo? No entanto talvez você não saiba quão poderosa essa ferramenta pode ser para sua estratégia de captação de recursos.

Por exemplo, a rede social oferece para instituições sem fins lucrativos a possibilidade de inserir em suas páginas o botão “Doe agora”. Para adicioná-lo, você precisa ter uma página com a categoria Organização sem fins lucrativos. Depois é só seguir o tutorial do Facebook para adicionar a chamada de doação.

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Tendo este botão, doadores podem clicar nele e em poucos passos fazer uma doação com cartão de crédito previamente cadastrado no Facebook. Por isso é interessante que você disponibilize esse meio e também avise seus fãs dessa possibilidade, além de ensiná-los a usar a ferramenta.

Como parte dos esforços para impulsionar organizações do terceiro setor, a empresa também oferece alguns conteúdos para ajudar projetos sociais a moldarem a ferramenta com acordo com os tipos de necessidades que se apresentam para eles. E hoje nós trazemos aqui 4 conselhos dados pelo Facebook e ampliados por nossa equipe:

Deixe-se conhecer

Nós já falamos sobre como a sua organização pode se beneficiar com a prática de storytelling. Não é à toa que a primeira dica trazida pelo Facebook é esta: use os posts na rede social para contar sua história, por que o projeto foi iniciado, mostrar quem já foi ajudado e os planos para o futuro. Eles defendem que se pessoas se engajarem dando likes, compartilhando e comentando seu conteúdo ele se espalhará mais facilmente e levará sua mensagem mais longe. Isso traz não só novas pessoas para sua página mas também ajuda quem já é fã a lembrar de você e da sua causa, inspirando-as – quem sabe – a contribuir para que seu trabalho chegue a quem precise.

Outra dica valiosa do Facebook é: estreite os lações. Isso mesmo, você precisa criar um relacionamento com os fãs da sua página, de modo que eles se identifiquem com você e estejam dispostos a defendê-lo. Para construir uma comunidade forte, você precisa de conexões autênticas, que podem ser conquistadas postando na rede social regularmente (pelo menos 2 ou 3 vezes por semana), convidando seus fãs para a conversa (faça perguntas, imagine o que poderia motivá-los a entrar em um diálogo com você) e – muito importante – ouvindo o que as pessoas têm a dizer e respondendo-lhes tão rápido quanto possível.

Mostre o que sua instituição tem feito

É muito difícil alguém contribuir para uma causa e nunca mais voltar para saber o que foi feito com aquela doação, não é mesmo? Por que então esperar que venham até você para saber o que a instituição está fazendo?

Quando você compartilha os resultados, os apoiadores se sentem satisfeitos por terem contribuído para uma mudança real. Além disso, é provável que muitos deles também encorajem os amigos a fazer o mesmo, o que amplia as possibilidades de alcance.

Então, documente suas ações por meio de fotos, vídeos, áudio e texto e mostre para todos cada passo da instituição; isso mostra transparência, seriedade e compromisso, ajudando a construir também a credibilidade. A principal dica do Facebook é que você deve usar exemplos concretos para mostrar que está alcançando as metas planejadas e como elas se encaixam em seu plano de longo prazo.

Destaque o impacto do seu trabalho

Nós queremos continuar ouvindo as histórias que você tem a contar. Depois de conhecer a trajetória de sua instituição e a missão traçada para ela, é hora de sabermos também que tipo de mudança suas ações estão gerando na comunidade.

Quando o público vê atos positivos gerando efeito concreto sobre o mundo, aí ele é mais encorajado a participar dessa corrente, entrar no movimento de mudança e assumir para si esse compromisso.

Não se esqueça de que, sim, nós adoramos números e estatísticas, mas eles devem ser apresentados de forma amigável para que gerem engajamento e sejam retidos. Se puder ter depoimentos de quem já foi ajudado pela organização, tanto melhor: são essas histórias que geram identificação e tendem a se espalhar pela rede.

Deixe claro o que você está pedindo

Se você já mostrou de onde surgiu, por que surgiu, o que faz no dia a dia para alcançar metas e os resultados desse trabalho todo, é hora de deixar claro seu objetivo de obter doações por meio do Facebook.

E aqui a dica da rede social é: quando postar, assegure-se de sempre usar uma chamada que gerará uma ação (se você quiser ler mais sobre o tema, o termo em inglês é bastante usado em marketing de conteúdo: call to action). Essa chamada estimulará seus fãs a tomar a atitude para qual você os está convidando, então tenha certeza de fazê-la de forma clara e objetiva de acordo com suas necessidades ou prioridades no momento.

A ONG Catland, por exemplo, usa em sua capa de Facebook a seguinte chamada: “Mudar a vida de um gatinho começa por você. Adote!”.

A chamada para a ação não só deve usada como também é interessante que seja repetida para ser lembrada. Na primeira leitura, talvez a pessoa nem conheça muito sua instituição e passe reto por seu post. Ao ver seus posts uma segunda vez, a lembrança já começa a funcionar e aquela ideia vai sendo plantada. Essa sementinha é que no futuro gerará os frutos que você busca.

Resumindo

O Facebook vem se esforçando para oferecer alternativas de levantamento de fundos para organizações sem fins lucrativos. Como parte dessas iniciativas, disponibilizou o botão “Doar agora” em páginas da categoria ONG, por exemplo.

É cada vez mais primordial apresentar uma presença constante e engajada nas redes sociais. Por meio delas é possível conquistar fãs, torná-los doadores e ampliar o alcance de suas ações.

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