O que é Responsabilidade Social?

Terceiro Setor

set 29
o que é responsabilidade social

Responsabilidade Social Corporativa… Individual… Afinal o que é Responsabilidade Social?

Ser socialmente responsável significa que as pessoas e as organizações devem comportar-se eticamente e com sensibilidade em relação a questões sociais, culturais, econômicas e ambientais. Para começarmos a entender o que é responsabilidade social, vamos a seguinte citação:

Um homem é chamado de egoísta não por seguir seu próprio bem, mas por negligenciar o bem do seu próximo. (Richard Whately)

white paper gestão financeira terceiro setor
INFORME

6 MOTIVOS PARA DIZER ADEUS AO GERENCIAMENTO FINANCEIRO COM PLANILHAS

Download gratuito deste Informe.

O esforço para agir com responsabilidade social ajuda indivíduos, organizações e governos a ter impacto positivo no desenvolvimento, nas empresas e na sociedade com uma contribuição positiva para os resultados financeiros.

Quem pensa que sabe o que é responsabilidade social e acredita que seja apenas a obrigação de grandes empresas pode estar muito enganado. Na verdade, o ideal é que esse seja um movimento de toda a sociedade em prol do bem comum.

Da responsabilidade social individual para a responsabilidade social corporativa

Você sabe o que é responsabilidade social individual?

Pode parecer ser um novo conceito em relação à responsabilidade social corporativa, mas é um conceito tão antigo quanto aquela regra de ouro: fazer aos outros o que gostaria que fizessem a você.

A responsabilidade social individual expande esse conceito promovendo uma postura proativa no sentido de influenciar e afetar as pessoas e os ambientes fora do seu círculo imediato de forma positiva.

Responsabilidade social individual é a raiz da responsabilidade social corporativa, porque uma empresa é composta por indivíduos e, portanto, determina a cultura de responsabilidade social que cria.

Essa é a relação intrínseca entre o que é responsabilidade social corporativa e responsabilidade social individual. As pessoas estão se tornando mais socialmente responsáveis e, devido a isso, corporações e empresas precisam se tornar mais socialmente responsáveis para atender à demanda do consumidor.

A Organização Internacional de Normalização (ISO, como é conhecida pela sigla em inglês) afirma:

Na esteira da crescente globalização, nós nos tornamos cada vez mais conscientes não só com o que compramos, mas também com a forma como os produtos e serviços que compramos foram produzidos.

Produção prejudicial ao ambiente, trabalho infantil, ambientes de trabalho perigosos e outras condições desumanas são exemplos de questões sendo trazidas à tona. Todas as empresas e organizações que visam credibilidade e rentabilidade em longo prazo estão começando a perceber que devem agir em conformidade com as normas do certo e errado.

Indivíduos socialmente responsáveis estão exigindo que empresas e organizações se tornem mais socialmente responsáveis.

responsabilidade social definição

responsabilidade social definição

Como um indivíduo se torna socialmente responsável?

A Fundação Oficina de Iniciativas Civis (WCIF), da Bulgária, descreve o que é responsabilidade social como:

A responsabilidade social individual inclui o engajamento de cada pessoa em relação à comunidade onde vive, o que pode ser expresso como um interesse para o que está acontecendo na comunidade, bem como na participação ativa na resolução de alguns dos problemas locais.

Como comunidade entendemos a vila, a pequena cidade ou o complexo residencial na cidade grande, onde vive cada um de nós. Cada comunidade vive sua própria vida, que passa por um processo de desenvolvimento o tempo todo.

E cada um de nós poderia tomar parte no desenvolvimento de diferentes maneiras, por exemplo, participando de limpeza da rua em que vive, fazendo parte da organização de um evento, relacionando-se com a história da cidade ou da vila, ou pela prestação de serviços sociais para crianças sem pais ou idosos.

A responsabilidade social individual também pode ser expressa em doações significativas para causas sociais, culturais ou ecológicas. Há muitas maneiras de doar, como, por exemplo, doação de bens ou de dinheiro através de uma conta bancária ou online.

A responsabilidade social pode ser “negativa”, quando se abstém de agir (posição de resistência) ou pode ser “positiva”, quando há ação (postura proativa). Ser socialmente responsável não só requer a participação em atividades socialmente responsáveis como reciclagem, voluntariado e orientação, mas para torná-la realmente um estilo de vida.

Somente através do compromisso de abraçar e incorporar a responsabilidade social em seu sistema de valor e crença pessoal você pode realmente se tornar socialmente responsável em tudo o que faz.

Quando se trata de definir o que é responsabilidade social no contexto individual, podemos dizer que existem três tipos de pessoas:

  1. Pessoas que têm “boas intenções” – acreditam que a responsabilidade social é uma boa ideia e fazem o que podem, em termos de voluntariado, mas não sacrificam enormes quantidades de tempo ou dinheiro.
  2. No outro extremo do espectro, há os que “praticam o que pregam” e para esse grupo no individual, assim como no corporativo, a responsabilidade social é extremamente importante.
  3. Há, no entanto, aqueles seguem uma filosofia de “eu em primeiro lugar” e, para este grupo, a responsabilidade social tem pouca importância em suas vidas.

Por outro lado, as tendências mostram que o maior crescimento de doações para grandes organizações de caridade no mundo está vindo de pessoas e não de corporações e governos.

Para tomar uma postura proativa, a responsabilidade social individual pode começar como um simples ato de filantropia.

Você pode criar um orçamento de doações, assim como fazemos para despesas de vida ou para comprar e manter o carro. Adicione a isso o militante, voluntário e ativista em você que escolhe e apoia questões que afetam a sociedade.

Você pode começar se voluntariando uma vez por mês em algum lugar que se adapte às suas habilidades, capacidades ou interesses. Há também a possibilidade de consumir produtos ou serviços socialmente responsáveis.

Se você pode escolher entre dois produtos e um deles apoia uma boa causa ou foi produzido de forma mais ética, então, compre este produto. Você pode ser só uma pessoa, mas, se todos fizeram a sua parte, podemos mudar o mundo!

Toda responsabilidade social, tanto individual quanto corporativa, é voluntária; trata-se de ir acima e além do que é preconizado pela lei (responsabilidade legal). Envolve a ideia de que é melhor ser proativo em relação a um problema em vez de ser reativo.

Ter responsabilidade social significa eliminar o comportamento desonesto, irresponsável ou antiético que pode trazer prejuízos para a comunidade, seu povo, ou para o ambiente antes mesmo que a corrupção aconteça.

E para você o que é Responsabilidade Social?

Deixe seu comentário abaixo.

14 Dias para avaliar o mais moderno software do 3º Setor

x