A sua ONG está anunciando de graça no Google Grants? – bhbit | Soluções para o Terceiro Setor

A sua ONG está anunciando de graça no Google Grants?

Tecnologia

Nov 19
Google Grants

Google Grants: Bom demais pra ser verdade?

Para ilustrarmos o que muitos pensam quando se fala em Google Grants, preste atenção nessa estória…

Imagine que você acabou de entrar em um Casino em Las Vegas e o gerente o aborda com a seguinte proposta:

“Irei lhe oferecer U$ 10.000 em dinheiro para você fazer uso aqui em meu casino.
E todo e qualquer dinheiro que você ganhar será somente seu,
desde que você gaste os U$ 10.000 aqui dentro. Está bom para você?”

Como dizer não? Não é mesmo?

Infelizmente, diversas “propostas” como a ilustrada acima, são realmente oferecidas e deixadas de lado mensalmente…

Dinheiro de graça não existe, mas graças ao Google, anúncios gratuitos estão sendo disponibilizados para ONGs e demais organizações do Terceiro Setor em todo o Brasil, através do Google Grants.

Uma das maiores oportunidades perdidas pelas entidades do 3º setor, o Google Grants oferece até U$ 10.000,00 mensais para divulgação das ONGs, suas missões e iniciativas.

Introdução ao Google Grants

O Google Grants é a versão sem fins lucrativos do Google AdWords, que são os anúncios de texto que aparecem nas páginas de resultados de pesquisas do Google.

Exemplo de anúncio no Google Grants

Diversos anunciantes disputam espaço nas páginas de resultados do Google, dando lances em palavras-chaves utilizadas em pesquisas por usuários da ferramenta de busca.

Dependendo do número de palavras-chaves ou até mesmo das palavras-chaves escolhidas para divulgar a sua ONG, os investimentos nesta plataforma podem chegar aos milhares de reais. Uma vez que algumas palavras-chaves são extremamente concorridas, possuindo valores altos por clique.

Os anunciantes que oferecerem os maiores valores por palavra-chave terão seus anúncios exibidos. A boa notícia para as ONGs e demais organizações do terceiro setor, é que com o Google Grants, você não estará utilizando o orçamento de marketing de sua organização, o próprio Google estará lhe concedendo um montante mensal para você utilizar na plataforma.

O Google Grants tem um potencial de gerar cerca de 10 mil a 40 mil novos visitantes para o seu site mensalmente. Apesar da concessão máxima ser no valor de até 10 mil dólares em anúncios gratuitos, a maioria das ONGs só consegue utilizar cerca de 300 dólares por mês.

Se você está gerenciando campanhas de divulgação de sua organização com recursos internos ou em parceria com uma agência, neste artigo serão enumerados diversas dicas para que você aproveite ao máximo sua conta do Google Grants.

O que são as palavras-chaves?

utilize palavras chaves no google grants
Dentro do contexto deste artigo, as palavras-chaves representam as palavras utilizadas pelo público em geral ao realizarem pesquisas no Google.

Por exemplo, se sua ONG oferece auxílio para pessoas desabrigadas que estejam necessitando de agasalhos e roupas para enfrentar o frio, um conjunto de palavras-chaves para encontrar pessoas dispostas a colaborar com esta causa poderia ser:

“doação de agasalhos”;
“doação de roupas”;
“quero doar roupas”.

captação de recursos no google grants

Leilão em 5 simples etapas

A seguir descrevemos de forma simplificada como se dá um típico leilão no Adwords:

  1. Você escolhe uma ou várias palavras-chaves para divulgar sua ONG, sua causa, pedidos de doações, projetos, etc…
  2. Você define um valor de lance para cada palavra-chave. Este valor representa o quanto você estará disposto a pagar para cada pessoa que clicar em seu anúncio para aquela palavra-chave
  3. Você cria na plataforma do Google AdWords um ou mais anúncios para as palavras-chaves selecionadas
  4. A partir deste momento o anúncio começa a entrar em disputa com os demais anúncios. A cada momento que um usuário digitar a palavra-chave utilizada, o Google irá verificar quem são os anunciantes que estão dando maior lance e exibirá seus respectivos anúncios ao usuário que realizou a pesquisa
  5. Se o usuário clicar em seu anúncio, o valor de lance definido por você, será debitado de sua conta no Google

Porque utilizar o Google Grants

porque utilizar o google grants

  • Para alcançar potenciais doadores, voluntários, ou demais pessoas que possam se interessar pela causa de sua ONG, no momento em que estiverem realizando pesquisas no Google
  • Aumentar a conscientização sobre a missão de sua ONG, utilizando palavras chaves relevantes e criando anúncios exclusivos sobre suas iniciativas
  • Acompanhar as doações online, registro de voluntários e assinaturas para a newsletter da entidade
  • Utilizar a plataforma de publicidade do Google para promover o website de sua organização

Como se qualificar?

Os seguintes pré-requisitos são necessários para participar do programa:

  • Ter um status de instituição de caridade válido e atualizado
  • Reconhecer e concordar com os certificados exigidos para inscrição, referentes a não discriminação e ao uso e recebimento de doações
  • Ter um website em funcionamento com conteúdo substancial

Organizações que não poderão participar do programa:

  • Entidades e organizações governamentais
  • Hospitais e grupos médicos
  • Escolas, creches, instituições acadêmicas e universidades

Para saber mais sobre a eligibilidade para o programa, acesse:

Sua organização está qualificada para participar do programa?

Limitações do programa

Tendo a enorme vantagem de ser totalmente gratuito para as organizações qualificadas, o programa conta apenas com algumas pequenas limitações:

  • Os anúncios precisam refletir a missão da organização e suas palavras-chaves precisam ser relevantes para os programas e serviços da organização
  • O lance máximo a ser definido por cada palavra-chave é de U$ 2,00
  • Os anúncios serão somento de texto (sem anúncios na rede de display ou banners)
  • Orçamento diário limitado a U$ 329,00, equivalente a aproximadamente U$ 10.000,00 por mês

Uso eficiente do Google Grants

Conforme já discutido anteriormente, apesar da concessão máxima do Google Grants ser de até 10 mil dólares em anúncios gratuitos, a maioria das organizações só consegue utilizar cerca de 300 dólares por mês.

As dicas a seguir irão ajudá-lo a obter o máximo desse programa tão vantajoso.

Dica #1: Tenha objetivos bem definidos

Não crie anúncios simplesmente por criar. Tenha propósitos específicos e objetivos que possam ser claramente medidos através de suas campanhas no Google Grants, tais como:

  • Criar uma base de assinantes para a newsletter da ONG
  • Inscrições para um envento da ONG
  • Captação de doações
  • Recrutamento de voluntários
  • Aumentar o engajamento da comunidade através de conteúdos disponibilizados no site

Mesmo que os novos visitantes não realizem nenhuma doação em sua primeira visita, afinal muitos deles estarão conhecendo o site da ONG pela primeira vez, grandes benefícios poderão ser observados a médio e longo prazo, pois a mensagem da organização passa a ser do conhecimento de um público cada vez maior.

Dica #2: Prepare o seu conteúdo com antecedência

Antes de criar seus anúncios, certifique-se de verificar todo o material de divulgação que a ONG já possui. Textos que expliquem quem é a organização e as atividades que ela realiza. Não deixe de considerar também como o público descreve a sua ONG e que palavras eles utilizam.

Todo este trabalho será fundamental para que no processo de montagem de seus anúncios a linguagem utilizada tenha harmonia com o conteúdo que já é apresentado no website da organização e que tenha ligação direta com seu público alvo.

Dica #3: Pense da mesma forma que seu público alvo

É muito importante considerar os diferentes tipos de pessoas que poderão visitar o seu site. E para cada uma delas descobrir que tipo de conteúdo terá maior chance de despertar interesse.

Alguns exemplos de perfis de visitantes que poderão ser alcançados através de seus anúncios:

  • Grandes doadores
  • Pequenos doadores
  • Beneficiários das atividades oferecidas pela ONG
  • Potenciais voluntários
  • Pesquisadores
  • Pessoas procurando pela ONG através do seu nome e possíveis variações
  • Pessoas procurando pelas atividades exercidas pela ONG
  • Pessoas procurando por outras organizações com atividades similares a sua
  • Público em geral

Portanto, quanto mais direcionado for os anúncios e as respectivas páginas do website, maiores serão as chances destas pessoas se identificarem com a organização ou as causas defendidas pela mesma.

Dica #4: Pesquise por palavras-chaves relevantes

Seus grupos de anúncios deverão ter cerca de 15 a 30 palavras-chaves que deverão estar devidamente alinhados com a página de seu website a qual o usuário será direcionado. Portanto quanto mais específico forem seus grupos de anúncios, maior será a possibilidade de que estes anúncios alcancem o público correto.

Ao definir o conjunto de palavras-chaves para os seus anúncios, procure criar uma lista maior, com variações de um mesmo termo. As pessoas realizam pesquisas no google de formas bem distintas. Procure trabalhar inicialmente com um grande número de palavras-chaves e após medir os resultados, elimine algumas se considerar necessário.

Uma ótima ferramenta para encontrar e definir suas melhores palavras-chaves é o Planejador de Palavras-Chave do Google.

Se a sua ONG atua apenas em uma determinada região, considere os diversos termos geográficos que poderão ser utilizados nas palavras-chaves de forma a obter um melhor direcionamento do anúncio.

Dica #5: Direcione seus anúncios para uma página de entrada (landing page)

anúncios no grants devem linkar para uma landing page
O ideal é que para cada anúncio a ONG tenha uma página de entrada (landing page) específica, com conteúdo relevante para a mensagem transmitida no anúncio.

Não utilize a homepage do site da organização para o tráfego gerado através de seus anúncios. A não ser que trata-se de um anúncio extremamente generalizado, utilizado por exemplo para pessoas que estejam pesquisando pelo nome de sua ONG.

O Google mede a qualidade de todas as páginas que possuem anúncios associados. Portanto se o anúncio está falando sobre “doação de roupas”, e ao clicar neste anúncio o usuário é direcionado para a homepage da ONG, onde não existe nenhuma referência para doação de roupas, o anúncio irá receber uma nota baixa. E com isso ele será exibido menos vezes, ou em posição inferior a outros anúncios com maior qualidade.

Portanto, sempre que possível, crie páginas específicas em seu website para os anúncios que pretende veicular. O conteúdo destas páginas de entrada (landing page) deverão ter relevância com o que está sendo oferecido no anúncio.

Além disso, visitantes que acessam o seu website através de um anúncio, normalmente possuem uma grande intenção de fazer alguma coisa (realizar uma ação).

Se você deixar claro para ele sobre o que o anúncio se trata e o conteúdo de sua página for coerente, mostrando de forma clara qual ação você deseja que ele realize…

Grandes serão as chances de isto realmente acontecer.

Dica #6: Mantenha seus formulários enxutos

Para formulários de inscrição em newsletters, pedir apenas pelo e-mail do visitante muitas vezes é o bastante.

Para formulários de fale conosco, ou registro para eventos realizados pela ONG, poderão ser necessários além de nome, e-mail e telefone, outros campos.

Porém é importante observar que a cada novo campo solicitado, existe um risco de se comprometer de forma negativa o número de pessoas inscritas.

Portanto, antes mesmo de incluir um novo campo em algum formulário em seu site, sempre faça a seguinte pergunta:

“Eu realmente preciso desta informação neste momento do meu relacionamento com este visitante?”

Dica #7: Se necessário procure ajuda

Se você trabalha em uma organização do terceiro setor, certamente vale muito a pena se inscrever para o programa do Google Grants. saiba tudo sobre o google grants

Embora os anúncios sejam gratuitos, gerenciar com sucesso uma conta no Google Grants pode ser uma tarefa complexa e que demande muito tempo.

Se você não possui pessoal interno para realizar este trabalho, considere uma parceria com alguma empresa especializada que poderá ajudá-lo a obter o maior valor desta grande oportunidade que o Google oferece.

Nós encorajamos todas as ONGs e demais organizações do terceiro setor a fazer parte deste incrível programa.