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Tecnologia

out 05
captação mobile

A Revista Filantropia (Edição 73) traz uma matéria sobre Captação de Recursos através de Dispositivos Mobile, que conta com a contribuição de nosso CEO e Fundador, Shidartha Rosa.

Nesta matéria, da redatora Paula Craveiro, podemos observar como a criação de aplicativos para dispositivos móveis e de sites responsivos, têm contribuído para a melhora da divulgação de informações das instituições e também como forma de atrair novos doadores para as entidades do Terceiro Setor.

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Confira algumas das opiniões sobre o tema, presentes no artigo:

“Para que as entidades tenham sucesso no processo de captação de recursos, é preciso que elas busquem a utilização dos diversos canais disponíveis, sejam comunicações impressas, sites, mídias sociais, dispositivos móveis, entre outros, como forma de alcançar doadores de todos os perfis socioeconômicos”, explica o CEO e fundador da bhbit – Soluções para o Terceiro Setor, Shidartha Rosa.

“Com o volume total de celulares vendidos sendo superior ao número de computadores pessoais, esses dispositivos passaram a ser um canal de comunicação importantíssimo para que as entidades alcançassem audiências cada vez maiores. Hoje, felizmente, o acesso mobile não é mais uma tendência; é um fato mais do que consolidado”, afirma Shidartha Rosa.

“Esses dispositivos podem ser utilizados tanto para otimizar o processo de doação, ao criar novos canais e facilitar a doação por meio de ferramentas que estão sempre à mão do doador, quanto para fomentar a cultura de doação, ao pedir e estimular doações, e disponibilizar informações que aumentem a credibilidade das organizações sociais perante seus potenciais colaboradores”, destaca Marco Cacuro, diretor de Marketing da Fábrica de Aplicativos.

“Observou-se nos últimos anos que os aplicativos desenvolvidos exclusivamente para entidades isoladas do Terceiro Setor, com funcionalidade de captação de recursos, em sua maioria, não possuíam design moderno ou até mesmo outras funcionalidades que contribuíssem para que os usuários continuassem seu uso”, ressalta Rosa.

“É importante compreender que a maioria das doações ocorre por impulso, e quanto maior ou mais complicado for o processo para a doação, menor serão os resultados obtidos”, adverte Shidartha Rosa, da bhbit. Para as entidades que buscam se diferenciar, o CEO sugere que optem por um caminho independente na captação de recursos por meio de dispositivos mobile. “Elas devem priorizar o desenvolvimento de um site responsivo com suporte a doações. Dessa forma, estarão preparadas para oferecer uma experiência agradável durante o ato da doação, independentemente do dispositivo utilizado pelo potencial doador”.

No artigo ainda foram pontuados boas dicas para uma presença online sólida tanto em dispositivos mobile como em computadores:

Shidartha Rosa, da bhbit, elenca alguns pontos que devem ser levados em consideração:
• Acesso via dispositivos mobile: o monitoramento do percentual de acesso ao site da entidade originado a partir de dispositivos móveis pode ser feito com o auxílio de ferramentas como o Google Analytics.

• Desenvolvimento de site responsivo: essa medida deve ser tomada antes de se começar a investir em aplicativos. Sem um bom site, com facilidade de acesso e com informações completas e sempre atualizadas, a chance de um aplicativo obter bom desempenho e gerar o retorno necessário à instituição torna-se baixa. Para saber se o site da entidade é compatível com os dispositivos mobile, é possível realizar um teste no link Mobile Friendly, do Google (http://j.mp/GoogleMobFriendly).

• Design limpo: sempre dê preferência a um design limpo na página de doações, com botões “Doar” facilmente acessíveis, se possível no topo e no final da página, e com integração com gateways de pagamentos.

• E-mails compatíveis: todos os e-mails enviados (sejam newsletters, informativos, pedidos de doação) devem ser testados em dispositivos mobile.

• Blog ativo: é muito importante que a organização mantenha um blog ativo. Quanto maior for a frequência de publicações de conteúdos de qualidade, maior serão as chances de o site ser encontrado pelas ferramentas de busca.

• Redes sociais: dê preferência às notícias positivas. O índice de “curtidas” e compartilhamentos tende ser sempre muito maior para esse tipo de informação.

Confira alguns dos nossos mais populares artigos relacionados ao tema:

Artigo sobre sites responsivos

Visão detalhada de todos os aspectos envolvidos na montagem de websites preparados para os dispositivos mobile (smartphones, tablets). Descubra o significativo aumento do tráfego gerado através de celulares e esteja preparado para oferecer uma melhor experiência para seus visitantes nesses dispositivos.

Artigo sobre aplicativos mobile e engajamento social

Conheça algumas formas de levar sua mensagem a um número maior de pessoas, gerando maior impacto através do engajamento social e alguns exemplos de aplicativos desenvolvidos para dispositivos mobile que poderão se tornar fortes aliados de sua organização.

Artigo sobre desafios das doações através de celular

Apesar de já ser possível identificar bons resultados de campanhas de doação através de celulares em países como os Estados Unidos, aqui no Brasil esse tipo de iniciativa ainda traz grandes desafios. Descubra por que a captação de recursos através do celular ainda apresenta diversas dificuldades para o terceiro setor.

Você pode conferir a matéria da Revista Filantropia na íntegra através das imagens abaixo:

matéria na revista filantropia

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