8 maneiras de combater a crise hídrica • bhbit | Soluções para o Terceiro Setor

8 maneiras de combater a crise hídrica

Tecnologia

fev 03
crise hidrica

Confira 8 medidas baseadas em inovações tecnológicas que podem ajudar a combater a crise hídrica

O Brasil vive o desafio da falta de água e o colapso iminente de seu sistema de captação, tratamento e distribuição do recurso. A seca em São Paulo, considerada a mais intensa dos últimos 70 anos, chama a atenção para a falta de planejamento estratégico, investimentos no setor hídrico e o descuido no uso consciente da água.

A crise da água no Brasil é alarmante, e pode trazer consequências diretas para a economia do país e a vida da população. O aumento no preço dos alimentos, o risco de um apagão nacional e a necessidade de um rigoroso racionamento de água são apenas algumas das trágicas previsões para o futuro do Brasil, caso os níveis de chuva esperados não se concretizem e o armazenamento de água se torne ainda mais vulnerável.

Especialistas são unânimes ao afirmarem que as projeções para o sistema hídrico do Brasil são preocupantes e que a única saída para amenizar a situação é investir em medidas que estimulem a economia de água e em obras emergenciais em todo o país. O desperdício de água no Brasil ainda é muito grande, e isso acontece por causa de redes de distribuição mal conservadas, canos quebrados, falta de uso consciente da água, hidrantes com vazamentos e até por registros defeituosos.

São necessárias medidas estruturantes, obras de infraestrutura e mais cuidado e conservação com os mananciais para que a situação da água seja aprimorada no Brasil. Os governos precisam adotar providências urgentes para evitar o completo desabastecimento de água, principalmente nos Estados do Sudeste.

O uso consciente da água: Semelhanças entre a crise hídrica de São Paulo e da Califórnia

O cenário da pior crise hídrica da história de São Paulo se assemelha muito a uma situação de drástico desabastecimento de água que aconteceu na Califórnia, nos Estados Unidos. Há 3 anos, quase toda a região da Califórnia sofre com a pior seca do milênio, e 80% das cidades do Estado estão em situação extrema de falta de água.

Diante dessa realidade, os órgãos reguladores do sistema de água passaram a multar os cidadãos em US$ 500 dólares pelo desperdício do recurso. Outra medida adotada no Estado norte-americano foi implantar a inovação tecnológica como uma ferramenta para monitorar o uso da água e evitar o consumo excessivo.

salinizacao

Como usar a tecnologia para amenizar a crise da água

As iniciativas implantadas nos Estados Unidos servem como uma fonte de inspiração para o resto do mundo, e mostram que é possível encontrar na tecnologia algumas saídas simples para evitar o desperdício de água.

Será que existe uma solução para a falta de água em SP? Confira 8 medidas baseadas em inovações tecnológicas que podem ajudar a combater a crise hídrica no Brasil:

1 – Sites e Aplicativos – Uma forma bastante eficaz para conter a crise da água é aplicar as tecnologias de desenvolvimento de sites e aplicativos para celulares que sejam capazes de rastrear o consumo de água em diversas regiões. As ferramentas podem gerar relatórios diários e alertas para os usuários, mostrando exatamente o nível do uso de água e indicando a necessidade de economia em momentos específicos. Os aplicativos também podem enviar notificações aos clientes sobre possíveis vazamentos e rupturas em redes de água, agilizando a manutenção e o conserto do encanamento.

2 – Medidores Inteligentes – O uso de hardwares, ou medidores inteligentes de consumo de água, também é uma solução tecnológica que pode ser implantada para conter a crise do desabastecimento, estimulando o uso consciente da água. Esses medidores são capazes de realizar a coleta de dados e demonstrá-los de forma objetiva para o consumidor e os agentes reguladores, tornando mais fácil a visualização do desperdício.

3 – Startups – Diversas startups já estão investindo em tecnologias voltadas para a água. É necessário ampliar o número de empresas inovadoras em busca de soluções que possam ajudar a conter as secas, as mudanças climáticas e a escassez de água no mundo. Uma iniciativa bem sucedida nos Estados Unidos foi a criação de uma startup que incentiva inovações na indústria da água e tenta aumentar a conscientização sobre os problemas que envolvem o recurso natural. As ações envolvem a conservação e a reciclagem de água, além da criação de filtros de água e purificadores mais baratos e eficientes.

4 – Nanotecnologia – Outra tecnologia que vem sendo estudada e usada para a purificação da água é a chamada nanotecnologia. Pesquisadores do Instituto Indiano de Tecnologia criaram uma nanopartícula que atua no sistema de filtragem de água e custa apenas US$ 16. O novo sistema tem a capacidade de remover componentes químicos, como chumbo e o arsênico da água.

5 – Controladores de Abastecimento – A tecnologia tem aprimorado os controladores de abastecimento usados em casas e empresas. Essa inovação foi desenvolvida por meio de um processo que conta com o auxílio de termostatos e ajuda a economizar cerca de 8.800 litros de água por ano nas residências. O sistema pode ser ajustado para um cronograma de consumo de água que atenda as necessidades de cada consumidor, contribuindo como uma solução para a falta de água em São Paulo.

6 – Dessalinização – Apesar de ainda ser um processo caro, a tecnologia de dessalinização da água do mar está se tornando uma solução eficiente em muitas regiões do planeta, como o Chile, Israel e Arábia Saudita. A tecnologia para a dessalinização da água dos oceanos já é usada em aproximadamente 15 projetos e pode ser uma alternativa para garantir o abastecimento de água no futuro.

7 – Bancos de Dados – Garantir o acesso a dados sobre a água é o objetivo da criação de tecnologias voltadas a bancos de dados. Essa inovação pode ajudar no fornecimento de informações estratégicas sobre a escassez de água e a segurança mundial. O serviço pode contar ainda com relatórios acionáveis para as empresas e governos.

8 – Filtros Inteligentes de Água – Os métodos de purificação de água estão se tornando cada vez mais inteligentes com a tecnologia. Um estudo da Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos, levou, inclusive, ao desenvolvimento de uma tecnologia inovadora de filtração que transforma estrume de vaca em água filtrada para ser utilizada como fertilizante.

14 Dias para avaliar o mais moderno software do 3º Setor

x