Ferramentas tecnológicas para professores • bhbit | Soluções para o Terceiro Setor

Ferramentas tecnológicas para professores

Educação

mar 17
professor e tecnologia

Ferramentas tecnológicas que todos os professores deveriam conhecer

A tecnologia e a educação nunca estiveram tão ligadas como estão no atual cenário da sociedade. A chegada dos smartphones e dos aplicativos móveis preencheu o último espaço que faltava para a democratização do acesso às ferramentas tecnológicas em escolas públicas e particulares.

É inevitável encontrar alunos com seus celulares inteligentes conectados à internet 3G ou 4G dentro do ambiente escolar. E se não é possível conter o avanço da tecnologia ou coibir a presença dos smartphones nas instituições de ensino, o mais indicado é fazer dos aparelhos uma ferramenta para a transmissão de conhecimentos. Mas, para isso, os professores também precisam se atualizar, conectar e conhecer as ferramentas que podem ser implementadas para tornar as aulas mais dinâmicas, interessantes e divertidas.

Economize Tempo na Administração Escolar

Os professores mais antenados já possuem suas metodologias e ferramentas tecnológicas preferidas para trabalhar em sala de aula, mas ainda existe um grande número de educadores que insiste em viver no passado e ignorar a força e o potencial das novas mídias e dos dispositivos móveis no segmento educacional.

Adicionar novos recursos à didática em sala de aula torna a escola mais interessante aos olhos dos alunos. As opções de ferramentas são muitas: games, redes sociais, vídeos, fotos, aplicativos, softwares e muito mais… Basta selecionar as tecnologias mais úteis para cada disciplina.

A experiência com a tecnologia na escola pode abrir caminhos para melhores resultados, notas, rendimentos e comportamentos. O engajamento que a tecnologia promove e o encantamento que ela desperta nos adolescentes são apenas dois motivos para investir nessa empreitada.

A tecnologia e sua importância para a aprendizagem

As ferramentas de tecnologia precisam se tornar cada vez mais inclusivas, ou seja, cada vez mais e mais pessoas devem ter contato e acesso às facilidades e benefícios que os avanços tecnológicos trazem para a sociedade. É papel da escola preparar os estudantes para a nova realidade de um mundo digital e conectado. Esse tipo de iniciativa é importante para que os alunos se sintam verdadeiramente incluídos e tenham a oportunidade de se envolver e preparar para as profissões do futuro que, inevitavelmente, estarão relacionadas ao desenvolvimento tecnológico.

Os estudantes precisam de acesso a dispositivos móveis, como tablets e smartphones; e de uma educação que os preparem para usar a internet da forma adequada. Por isso, é fundamental que os professores estejam adaptados à realidade digital.

A conectividade e a interação social por meio de mecanismos tecnológicos devem ser incentivadas em casa e em classe. A adoção de vídeos online, aplicativos educacionais, jogos educativos, pesquisas na web e outros dispositivos é capaz de transformar o processo de aprendizagem. O mais importante nesse cenário é que o professor seja capaz de esclarecer os estudantes sobre os benefícios das ferramentas que estão disponíveis.

professor e tecnologia

As melhores ferramentas tecnológicas para professores

Se você, professor, está interessado em adotar ferramentas tecnológicas em suas aulas e na sua rotina, fique atento às dicas a seguir e descubra quais tecnologias podem ser empregadas na escola e como utilizá-las:

1 – Games – A gamificação é um conceito que está chegando com força total ao Brasil e que consiste em adotar games educativos durante as aulas para estimular os estudantes e criar um cenário de verdadeira imersão no conteúdo que está sendo ensinado. Os jogos podem ser adotados em tablets, smartphones, pcs e laptops. A estratégia pode ser usada para ensinar matérias consideradas difíceis pelos alunos, como física, química, matemática, história e idiomas estrangeiros.

2 – Mídias Sociais – O uso das mídias sociais nas escolas também é bastante produtivo, principalmente para discussões, expressão de opiniões, desenvolvimento do senso crítico e das habilidades comunicacionais e de escrita. Twitter, Facebook e Instagram são as mídias com maior popularidade entre os estudantes.

3 – Skype – O programa de mensagens instantâneas pela web pode ser uma ótima ferramenta para manter um contato próximo entre os educadores e os pais dos alunos. Com o programa, é possível agendar reuniões online.

4 – Pinterest – Essa mídia pode ser usada para o compartilhamento de todos os tipos de imagens, como fotos de ecossistemas naturais, mapas, gráficos e imagens de personalidades históricas. O ambiente pode ser usado tanto para ensinar e interagir com os alunos quanto para coletar informações e materiais para o desenvolvimento de planos de aulas.

5 – Aplicativos Móveis – Existem vários Apps Educativos para smartphones que são gratuitos e podem ser usados em aulas de linguagens, ciências exatas, biológicas e ciências humanas. Bons exemplos nesse segmento são os aplicativos móveis: Ligado no ENEM, Física Interativa, Calculadora Gráfica, Google Classroom, Ditadura na Memória, Read Me Stories, Palavra Certa, Boa noitinha!, Edmodo, entre outros.

6 – QR Codes – Os códigos QR, conhecidos como códigos de resposta rápida, também podem ser usados na educação. É possível adotar atividades em que os alunos tenham que realizar a leitura dos códigos com smartphones para serem direcionados a conteúdos especiais e multimídias.

7 – Google Docs – O Google Docs pode ser usado por professores para criar e compartilhar aulas, materiais de apoio, documentos, planilhas e apresentações.

8 – YouTube – O canal de vídeos do Google é uma importante fonte de materiais para estudo, como vídeo-aulas e outros materiais audiovisuais de aprendizagem.

9 – Twitter – O serviço do microblog pode ser utilizado pelos professores para criar uma rede de educadores, partilhar conhecimentos e ideias inovadoras, participar de chats e para testar a habilidade dos alunos para sintetizar informações ou argumentar sobre temas relevantes.

10 – Dropbox – A ferramenta deve ser usada para armazenar e compartilhar documentos e materiais de estudo. O serviço é simples de usar e gratuito.

11 – Google Earth – Essa incrível ferramenta do Google é excelente para aulas e projetos de geografia.

12 – SlideShare – O dispositivo pode ser usado para fazer upload de materiais, apresentações, documentos e vídeos para compartilhamento com alunos e outros educadores.