Gestão Escolar • Saiba tudo sobre gestão escolar • bhbit

Gestão Escolar: Tecnologia aliada aos papéis do Gestor

Educação

jun 18
Gestão Escolar

Tecnologia descomplica a gestão escolar

São muitos os desafios envolvidos na gestão de uma instituição de ensino, mas os softwares customizados têm surgido como soluções inovadoras, que fazem toda a diferença na gestão escolar simples e rápida.

Todos nós sabemos que a educação é considerada um dos mais importantes fatores responsáveis pelo desenvolvimento humano no Brasil, apontada em todas as pesquisas como a principal solução para a redução da desigualdade social e da violência. Não é à toa que todos os projetos e negócios relacionados ao ensino precisam ser tratados com total seriedade.

Gestão Acadêmica Completa e Descomplicada

Quando falamos em educação, falamos diretamente sobre o futuro de uma nação e, nesse contexto, aqueles que têm nas mãos a responsabilidade de gerenciar uma unidade de ensino, assumem para si uma grande e importante missão social, econômica e cultural.

O grande problema enfrentado hoje pelos gestores educacionais é o alto número de informações que são necessárias para ter um gerenciamento eficaz de todo o processo, já que o mundo educacional e a gestão escolar envolvem não somente informações individualizadas de cada aluno, mas também dados sobre o desempenho na escola, controle de bolsas de estudos, inadimplência, infraestrutura de salas de aula, unidades escolares, professores e muito mais.

Isso sem falar dos fatores externos à escola, mas que interferem diretamente nas ações executadas por ela e em sua metodologia de ensino, como as particularidades regionais de cultura e economia.

Diante desse cenário desafiador, não basta que o gestor tenha o conhecimento e o controle de tudo. O sistema escolar precisa ser transparente para que os pais e os alunos possam acessar o registro de notas, faltas e ocorrências; e o portal da instituição de ensino precisa oferecer soluções eficazes de comunicação para que professores e diretores também possam emitir informações ou circulares para os pais/responsáveis e alunos.

O desafio é grande e, para descomplicar esse processo e otimizar os resultados da gestão escolar, é preciso que as instituições de ensino adotem iniciativas inovadoras e modernas, como a utilização da tecnologia para facilitar todo o processo e possibilitar soluções eficazes.

Gestão Escolar Integrada

Uma gestão escolar eficaz precisa ser integrada, ou seja, precisa envolver todos os setores da escola: alunos, professores, diretores, pais e responsáveis. Além disso, é necessário considerar dados diversos como o número de matriculados, estrutura, informações financeiras, índices de desempenho, filantropia e muito mais.

O desafio se torna ainda maior quando consideramos o universo de possibilidades que o mundo escolar envolve, já que as instituições podem ser de pequeno, médio ou grande porte e estar nos mais variados segmentos, como ensino infantil, fundamental, médio, pré-vestibular, cursos de idiomas, profissionalizantes, técnicos, universitários e muitos outros.

Somente um sistema completo e customizado para atender instituições deste ramo é capaz de acolher toda esta diversidade, integrar os setores envolvidos e possibilitar um relatório que realmente poderá ser utilizado para definir diretrizes e estipular um balanço das ações realizadas.

gestor de escolas

Papel do gestor

Um gestor escolar tem um grande desafio pela frente. Isso porque este trabalho envolve a gestão dos recursos humanos (funcionários, alunos, pais e responsáveis), de seus recursos materiais e também dos dados financeiros. Tudo isso precisa ser feito sem se esquecer da razão pela a qual a instituição existe: que é cuidar do ensino e zelar pela aprendizagem.

Uma questão importante, prevista em lei, é que as escolas possuem autonomia para instituir formas de organização que permitam atender as particularidades regionais e locais, considerando também os diferentes perfis de clientes e as variadas necessidades do processo de aprendizagem.

Um gestor escolar, portanto, está em diferentes setores dentro de uma escola: supervisão, direção, coordenação e orientação pedagógica. Além disso, precisa estar capacitado para efetuar vários tipos de gestão: pedagógica, participativa, de qualidade dos serviços oferecidos, das pessoas, da comunicação, financeira, de recursos materiais e outros.

Em todos os casos, o responsável deve implementar processos eficazes para executar uma gestão escolar estratégica que contribuirá com o aumento da qualidade de ensino e com a manutenção da função social que uma escola deve ter. O gestor escolar precisa estar pronto para liderar democraticamente, ciente da proposta pedagógica específica daquela instituição de ensino.

Registro e organização das informações

Como executar um trabalho tão complexo de forma eficaz e transparente? O primeiro passo é ter em mãos, de forma organizada, todos os dados pedagógicos dos alunos e as informações da instituição.

Ter o controle dos registros escolares com qualidade e organização é importante não somente para legitimar o desempenho do aluno, e definir se ele passou ou não de ano, mas também para servir como fonte de dados e informações que serão utilizadas nos mais diversos momentos para a tomada de decisões.

Conseguir verificar, por exemplo, de forma integrada que diversos alunos possuem dificuldades em determinado fator é fundamental para aplicar melhorias na instituição, o que favorecerá a aprendizagem dos alunos e a reputação da escola.

O que buscar num software de gestão escolar

Ao contratar um software de gestão escolar é fundamental analisar alguns pontos para garantir que terá em mãos um sistema completo e eficaz. Em primeiro lugar, é necessário avaliar se o programa contratado oferece uma plataforma completa para suprir qualquer demanda ou desafio nas entidades de ensino. Isso significa que será necessário um sistema completo, que registrará as informações acadêmicas dos alunos, com dados sobre desempenho, bolsas, faltas e notas.

De uma forma descomplicada, o software de gestão escolar também deve permitir uma visão geral das turmas, com relatórios para mapeamento das matrículas e percentual de filantropia. A gestão financeira também precisa ser contemplada, por isso a necessidade de um cadastro de informações como a inadimplência, pagamentos, boletos e muito mais.

Quando o assunto é gestão da comunicação, vale verificar se o diálogo entre gestores, diretores e alunos também será contemplado, pois o recurso deve possibilitar a edição de avisos e circulares, e todas essas informações deverão ser disponibilizadas online para alunos, pais e professores.

A bhbit possui completa solução de gestão escolar através de seu software Escolar.

Clique nesse link para receber maiores informações e agendar uma demonstração.

Enfim, a tecnologia deve ser usada para dinamizar a gestão escolar, e a adoção de um software customizado de gestão é uma das principais frentes de atuação para facilitar esse trabalho.