O Terceiro Setor, representado por fundações, institutos, associações e organizações não-governamentais de caráter privado com objetivos sociais e públicos, tem se destacado cada vez mais como um importante ator no cenário social, político e econômico dos países e do mundo.
A cada dia mobiliza mais recursos e abre novas oportunidades de trabalho, em busca de uma melhor qualidade de vida, através do pleno exercício da cidadania, respeito ao ser humano e ao meio ambiente.
Especificamente no que diz respeito às organizações do Terceiro Setor, essas começaram a se preocupar com a gestão de seus projetos, impulsionadas pelas exigências de agências, governo, órgãos financiadores e empresas patrocinadoras que vêm dando crescente importância à forma como os recursos concedidos para o desenvolvimento dos projetos são geridos.
A capacidade gerencial e administrativa da instituição em demonstrar clara e eficientemente a utilização desses recursos passou a ser importante.
Apesar de o lucro não ser o objetivo final dessas organizações, elas têm que demonstrar os resultados a partir dos recursos disponibilizados.
“É preciso que suas ações sejam desenvolvidas de forma eficiente, eficaz, ágil, participativa e transparente, superando a informalidade e buscando a concretização de objetivos comuns, com resultados capazes de interferir na realidade, transformando-a”. (SOUZA, 2001, p. 103).
A gestão de projetos do Terceiro Setor, têm sido de fundamental importância para transformar o planejamento em resultados, otimizar a alocação de recursos, diminuir as surpresas, trazendo assim uma maior eficiência na obtenção dos resultados almejados.
A importância de como as Organizações do Terceiro Setor gerenciam seus projetos, como estão sendo destinados os recursos e quais os benefícios e retornos que estes trazem, tem aumentado à medida que seus mantenedores esperam por resultados.
Sendo assim, as Organizações do Terceiro Setor terão de ser mais organizadas e usuárias de uma metodologia no gerenciamento de seus projetos, tornando viável a liberação de recursos por seus mantenedores e colaboradores.
Um projeto é um empreendimento temporário assumido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.
Características adicionais:
Com base nessa definição, o propósito do gerenciamento de projetos é planejar, organizar e gerenciar recursos para viabilizar a execução bem-sucedida dos objetivos, resultados e produtos do projeto.
A ciência do gerenciamento de projetos se concentra no planejamento, na estimativa, na medição e no controle do trabalho. A ciência engloba as perguntas quem-faz-o-quê-quando?
As práticas de gerenciamento de alta qualidade são indispensáveis para ajudar as organizações a gerenciar projetos com foco, eficiência e eficácia.
Algumas características tornam o gerenciamento de projetos único no terceiro setor e, às vezes, especialmente desafiador. Algumas dessas características incluem:
Para que os projetos tenham sucesso, é essencial que um conjunto inteiro de competência de gerenciamento de projetos seja aplicado de modo equilibrado durante toda a vida do projeto.
Dentro do contexto de gerenciamento de projetos, o gerente de projetos é responsável por assegurar o sucesso total do projeto.
A responsabilidade do gerente de projetos é trabalhar lado a lado com um conjunto de interessados para concluir o trabalho.
Esses interessados – inclusive os integrantes da equipe do projeto, de organizações de implementação, grupos da comunidade e outros – devem trabalhar juntos para desenhar, implementar e controlar todos os aspectos do projeto.
Também chamados de stakeholders:
“Pessoas e organizações que estejam ativamente envolvidos no projeto ou cujos interesses possam ser afetados de forma positiva ou negativa pela execução ou término do projeto.”
O “sucesso” do projeto é diretamente proporcional à qualidade e ao esforço do gerenciamento na consecução dos objetivos do projeto.
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