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Marketing Educacional

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Dec 23
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O que é Marketing Educacional?

O marketing educacional é uma estratégia importante para destacar instituições de ensino dentro de um mercado cada vez mais concorrido. As estratégias de comunicação e marketing para colégios, universidades, escolas infantis e outros estabelecimentos de ensino permitem divulgar os diferenciais, a infraestrutura e os valores de cada instituição, além de reforçarem o posicionamento e a presença das escolas junto ao público de interesse.

Atualmente, existem diversas ferramentas de marketing digital que podem ser utilizadas para o desenvolvimento de campanhas de comunicação eficientes e financeiramente acessíveis. O marketing educacional precisa fazer parte da cultura de comunicação das instituições de ensino brasileiras. Esta prática é positiva para atrair novos clientes, para fidelizar o público conquistado e, principalmente, para estabelecer um relacionamento legítimo e construtivo com pais, estudantes, professores e colaboradores.

Como empregar ferramentas digitais no Marketing Educacional

A democratização do acesso à web no Brasil ampliou as possibilidades de marketing para empresas de diversos segmentos. No caso do marketing para escolas, existem algumas ferramentas digitais muito interessantes e com ótimo retorno, entre elas podemos destacar as redes sociais, como Twitter, Facebook e Linkedin, os canais de vídeo do Youtube e o marketing de conteúdo promovido por meio de sites e blogs.

O investimento em marketing educacional deve ser realizado por todos os estabelecimentos de ensino, inclusive por escolas de educação infantil, de idiomas e colégios de níveis fundamental e médio. As instituições podem promover as iniciativas de marketing educacional por meio da contratação de uma equipe própria ou com a terceirização do serviço junto a uma agência especializada em estratégias de comunicação pela web.

É importante destacar que, para ter uma presença qualificada na internet, as escolas precisam atuar com foco profissional, estabelecendo um planejamento de marketing educacional com ações contínuas e equipe preparada para avaliar as interações com o público, responder comentários, tirar dúvidas e realizar um trabalho de comunicação abrangente e baseado no bom relacionamento. Os canais de comunicação digital devem ser monitorados e atualizados com periodicidade para garantir credibilidade crescente para as instituições. Além disso, a ética e o fortalecimento da imagem também devem ser trabalhados nas mídias online.

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As melhores técnicas de Marketing Educacional para escolas

As instituições de ensino precisam se comunicar de forma eficiente com todos os públicos. Para isso, elas devem utilizar as técnicas de marketing digital para estreitar relações, atrair novos clientes, buscar parcerias e fazer uma gestão qualificada da imagem institucional. Confira as principais dicas de marketing educacional que podem ser aplicadas à rotina de comunicação das instituições de ensino:

E-mail Marketing – Esta estratégia de comunicação online está entre as mais eficientes. O e-mail marketing é uma forma de manter contato com clientes e conquistar novos públicos com o envio periódico de informações sobre a instituição. O primeiro passo para trabalhar com e-mail marketing é estabelecer uma ferramenta de captação de e-mails, que pode ser uma assinatura de newsletter no site da escola. Dessa maneira, todos as pessoas que visitarem a página da instituição podem realizar um cadastro para receber as mensagens eletrônicas com novidades, campanhas promocionais, calendários de eventos e informativos mensais.

Redes Sociais e de Networking Profissional – As escolas devem estar presentes nas principais redes sociais, como o Facebook, o Twitter e o Linkedin. As postagens nestas páginas devem ter uma periodicidade pré-determinada pela equipe de comunicação. O ideal é que os posts sejam feitos, no mínino, três vezes por semana. Estimular a interatividade dos fãs e seguidores e postar conteúdo relevante e atraente são as principais estratégias para ter uma rede social bem sucedida. As instituições de ensino também podem optar por redes sociais mais segmentadas, como o Instagram, que é direcionado ao compartilhamento de fotos.

Blog – Manter um blog atualizado e com posts que abordem temas importantes para o segmento educacional, além de divulgar as iniciativas e o trabalho da escola, também é uma ação estratégica de marketing. O mercado de marketing de conteúdo, que é dedicado à promoção de marcas e empresas por meio de textos, imagens e vídeos, tem crescido muito. O conteúdo de qualidade, com bons textos, fotos, infográficos e identidade visual, é fundamental para construir uma marca forte na internet. Outro ponto interessante sobre os blogs é que eles garantem 97% mais páginas indexadas pelo Google e aumentam as chances das escolas serem encontradas nas buscas orgânicas, ampliando significativamente o tráfego de internautas nos sites das instituições.

Sites Responsivos – Os sites são muitos importantes para o marketing online das escolas. Eles precisam oferecer aos pais e à sociedade em geral todas as informações institucionais, os valores, a missão, a visão, a proposta pedagógica, a infraestrutura e os dados sobre o corpo docente da instituição. Para uma melhor experiência do usuário, recomenda-se que as escolas apostem em sites responsivos, que são aqueles adaptados para todas as plataformas de acesso, como notebooks, tablets e smartphones. Os sites responsivos são mais atraentes, funcionais e garantem mais tráfego.

Anúncios Online – Os programas de anúncios online, como o Google Adwords e o Facebook Ads, são excelentes estratégias de publicidade para os estabelecimentos de ensino. Além de atraírem o público de interesse, os anúncios também permitem uma mensuração dos resultados e do alcance de cada campanha, garantindo que o investimento seja feito com mais qualidade. Outro ponto relevante é que os anúncios podem ser segmentados por palavras-chave, geolocalização e público-alvo.

Dicas Importantes

Os novos canais de comunicação da internet são muito eficazes e exigem investimentos baixos em relação ao aporte financeiro necessário para campanhas de marketing offline. As redes sociais, o SEO (Search Engine Optimization), o Google Adwords, os sites e blogs de conteúdo, o Twitter, o e-mail marketing, o YouTube, o Facebook, os feeds de notícias e as mensagens instantâneas são estratégias que podem ser usadas de forma combinada pelas escolas para promover uma boa comunicação.

Contudo, antes de implementar uma estratégia de marketing educacional, é necessário dominar as técnicas de divulgação em cada plataforma e, para isso, contar com equipes profissionais e agências especializadas em marketing digital é muito importante, pois garante o retorno do investimento.