Blog Tecnologia e Terceiro Setor • bhbit | Soluções para o Terceiro Setor
ago 25

Você já ouviu falar em doação por empatia?

| Captação de Recursos

Esse sentimento pode deixar as pessoas mais dispostas a doar?

O que leva uma pessoa a doar para uma causa? Como levá-la a tomar esse tipo de decisão com mais facilidade?

Para responder a essas perguntas, hoje nós vamos falar sobre um sentimento que vem sendo estudado até mesmo por cientistas, a empatia.

Nós vemos conteúdos que recorrem aos nossos sentimentos em diversas situações: em fotos que aquecem nossos corações e em textos que nos pedem para que nos coloquemos no lugar de outras pessoas que vivem realidades mais difíceis que as nossas.

Essa prática de fazer aflorar sentimentos nas pessoas para que elas fiquem mais dispostas a tomarem ações (como fazer doações, por exemplo) tem até um nome: marketing de empatia.

A empatia faz parte do ser humano. Como seres sociais que somos, colocar-nos no lugar do próximo é também uma questão de instinto e sobrevivência.

Daniel H. Pink, em tradução livre, define:

Empatia é colocar-se no lugar do outro, sentindo com o coração dele, vendo com os olhos dele. Empatia não só é difícil de terceirizar ou automatizar; ela também faz do mundo um lugar melhor.

Em outras palavras, você está sendo empático quando entende e até sente os sentimentos dos outros, ou consegue se imaginar no lugar de alguém.

Leia mais

ago 19

Turbine as doações para sua ONG através das “CTAs”

| Captação de Recursos

Como turbinar as doações no site de sua ONG através das “Chamadas para Ação”

Como uma organização do terceiro setor, você tem uma missão.

Para completar essa missão, você conta com a generosidade de quem acredita em sua causa.

Em outras palavras, você precisa que essas pessoas doem tempo, dinheiro ou outros recursos que possuem para ajudá-lo a ser bem-sucedido nos objetivos de sua instituição.

Mas qual é a melhor forma de alcançar esse sucesso?

É bem simples, na verdade. É só pedir.

A questão é que você não fará qualquer tipo de pergunta. Você convidará o visitante a realizar uma ação. Vamos chamar aqui essa ação de call to action, ou CTA, como é conhecido esse tipo específico de pedido na área de marketing.

Em seu site (principalmente nas landing pages), a call to action é o lugar certo para pedir que o visitante faça algo, por exemplo:

Leia mais

ago 03

Pokémon Go no Brasil: Oportunidades Para o Terceiro Setor

| Tecnologia

Será que o Pokémon Go pode trazer oportunidades para o 3º setor?

Provavelmente você ouviu falar sobre Pokémon Go nas últimas semanas, não é mesmo?

O sucesso do novo jogo não é à toa. A grande franquia de games e desenhos animados trouxe para a realidade o sonho de muitas crianças dos anos 90: a possibilidade de capturar Pokémons.

Catch ‘em all – o que é Pokémon?

Mas, se você não foi criança na década retrasada ou conviveu com uma, nós ajudamos a lembrar do que se trata.

Pokémon chegou ao Brasil no fim da década de 90, quando começou a passar na programação matinal da emissora Record. Desde então, os brasileiros também compartilham da febre mundial.

Mas a história dos monstrinhos é bem mais longa. Vem de 1996, para sermos mais precisos. Eles surgiram em jogos para o console portátil de games, fabricado pela já famosa Nintendo, chamado Game Boy.

Leia mais

ago 02

E-mail Marketing Para o Terceiro Setor: Primeiros Passos

| Marketing

Descubra quais ensinamentos do E-mail Marketing podem ser utilizados no Terceiro Setor

Mandar um e-mail com o propósito de comunicar algo para uma audiência é um pouco diferente do que estamos acostumados a fazer no dia a dia de trabalho.

É preciso pensar em alguns detalhes antes de apertar o botão “enviar”.

O artigo de hoje é justamente para ajudá-lo a tirar as primeiras dúvidas e a minimizar possíveis erros por falta de experiência.

Mas não se preocupe se todo esse assunto de e-mail marketing for novo para você.

Vá com calma.

 64x64-mail-open

Comece com as dicas básicas que fornecemos aqui para ganhar experiência e confiança.

Tenha em mente que você não precisa ser um expert para conseguir enviar essas mensagens.

Leia mais

jul 28

Voluntariado no Brasil: um campo ainda a ser explorado

| Gestão

O voluntariado no Brasil ainda representa um grande auxílio

O apoio de voluntários sem dúvida é inestimável para qualquer instituição do terceiro setor. Dados da ONU dão conta de que por volta de 1 bilhão de pessoas no mundo o praticam de alguma forma.

Eles ajudam não só na economia de fundos quando recursos humanos são necessários mas também podem oferecer melhores serviços à comunidade, aumentar o contato da instituição com outras pessoas, disponibilizar seus conhecimentos específicos.

No Brasil, cerca de 16 de milhões de pessoas fazem trabalhos filantrópicos. Há, ainda, registros de diferentes fases e diferentes formas para a realização desses trabalhos. Veja a seguir mais dados sobre o assunto.

Além disso, recrutar novas pessoas pode ser um pouco complicado para as instituições, por isso trazemos aqui algumas sugestões de como encontrar pessoas que estejam interessadas em se juntar à sua causa.

Leia mais

jul 27

Os 5 Cuidados para o Terceiro Setor sobre as Redes Sociais

| Marketing

Conheça alguns dos cuidados em relação às Redes Sociais

Eu sei e você também sabe que todos estamos de alguma forma nos comunicando e recebendo informações via internet.

Se você está lendo este texto, é porque o viu um link para ele em alguma parte da nossa rede mundial de computadores.

Nós não estamos só conectados; nós estamos sempre conectados, seja por meio do computador, de dispositivos portáteis – alguns até mesmo por meio da TV.

Embora a maioria de nós já tenha perfis pessoais nas redes sociais, muitas organizações ainda não estão presentes nesses sites.

Entretanto, poucas instituições desconhecem o valor de ter sua presença online, visto que a internet é o lugar onde interagem com o público de forma mais próxima.

E é por isso que parece imprescindível a um projeto que deseje alcançar muitas pessoas ter seu espaço no mundo virtual.

O que queremos propor aqui, então, é uma reflexão sobre quão preparada para o “mergulho” no mundo digital sua organização está. Você já tem um planejamento de atuação em redes sociais? Esse planejamento está alinhado ao resto do plano de marketing que a instituição já vem seguindo no mundo off-line?

Leia mais

jul 21

Você sabe o que é empreendedorismo social?

| Terceiro Setor

Empreendedorismo Social: Conceito

Antes de falarmos diretamente do empreendedorismo social, vamos falar um pouco sobre empreendedorismo em sua forma clássica.

Quando se pensa em empreendedorismo, é muito comum atualmente já vir à mente grandes nomes do mundo dos negócios e corporações que saíram do nada para se tornarem gigantes bilionárias com grande valor de mercado. Muito se fala também no cenário de startups, empresas com foco em inovação que buscam atingir um grande número de pessoas por meio da tecnologia.

Em outras palavras, quando se menciona “empreendedorismo”, nossa mente em geral é conduzida para o trivial, que são as empresas tradicionais. Mas um movimento que vem também se intensificando é o empreendedorismo social. Nesse tipo de iniciativa, o propósito vai além do lucro: o objetivo maior é o impacto social gerado.

Empreendedorismo Social: Iniciativa cujo propósito vai além do lucro

Esse movimento busca pessoas criativas e extremamente engajadas que buscam algo mais para suas trajetórias de vida. E, se você pensa em começar um projeto social, possivelmente vai se identificar com o que discutiremos a seguir.

Leia mais

jul 19

Landing Pages para ONGs: o que são e por que usá-las

| Tecnologia

Landing Pages para ONGs: o que são, por que usá-las e o que devem oferecer ao visitante

Visualize a seguinte cena: uma pessoa interessada em causas sociais faz uma busca na internet porque quer encontrar instituições do terceiro setor que se identifiquem com as mesmas preocupações que ela tem. Essa pessoa pretende ajudar, mas não sabe exatamente como e para quem direcionará seus esforços.

Do outro lado, sua instituição tem um site e este até aparece nas primeiras páginas do Google com palavras-chave relevantes ao seu trabalho. Mas, quando o visitante entra no site, ele não sabe bem que rumo tomar para saber mais sobre seu trabalho ou como ele pode contribuir para a causa.

Aí entra a funcionalidade básica das landing pages: direcionar seu visitante para a ação que este deve tomar sem distrações ou interrupções pelo caminho.

Para organizações sem fins lucrativos, as landing pages são ferramentas fantásticas de conversão porque são capazes de aumentar em muitas vezes o número de contatos por meio do site.

A seguir, explicamos melhor o que são e quais são as características fundamentais para que você tenha landing pages de sucesso no site da sua ONG.

Leia mais

jul 12

Os 4 Conselhos do Facebook Para Transformar Fãs em Doadores

| Captação de Recursos

Engajamento nas Redes que se transformam em Doações

Provavelmente você já tem uma página no Facebook, certo? No entanto talvez você não saiba quão poderosa essa ferramenta pode ser para sua estratégia de captação de recursos.

Por exemplo, a rede social oferece para instituições sem fins lucrativos a possibilidade de inserir em suas páginas o botão “Doe agora”. Para adicioná-lo, você precisa ter uma página com a categoria Organização sem fins lucrativos. Depois é só seguir o tutorial do Facebook para adicionar a chamada de doação.

Tendo este botão, doadores podem clicar nele e em poucos passos fazer uma doação com cartão de crédito previamente cadastrado no Facebook. Por isso é interessante que você disponibilize esse meio e também avise seus fãs dessa possibilidade, além de ensiná-los a usar a ferramenta.

Como parte dos esforços para impulsionar organizações do terceiro setor, a empresa também oferece alguns conteúdos para ajudar projetos sociais a moldarem a ferramenta com acordo com os tipos de necessidades que se apresentam para eles. E hoje nós trazemos aqui 4 conselhos dados pelo Facebook e ampliados por nossa equipe:

Leia mais

jul 07

Preparação de Orçamentos: Um Guia Para o Segundo Semestre

| Gestão

A preparação de orçamentos no Terceiro Setor

Nosso ano está só na metade e, se você não conseguiu organizar a parte financeira, ainda dá tempo de começar agora mesmo para chegar em dezembro com as contas em dia e com tranquilidade para começar 2017. Aliás, você também pode usar nossas dicas para pensar sobre como será o próximo ano de sua instituição, já que a melhor prática é planejar com antecedência.

Criar um orçamento é olhar para o passado e entendê-lo para poder estimar o futuro. Ele é como um guia para a instituição que precisa planejar o que vem à frente e entender a situação financeira atual.

Fazendo suas estimativas cuidadosamente, você tem grandes chances de manter uma organização sem fins lucrativos saudável financeiramente e pronta para os diversos desafios que o terceiro setor tem pela frente.

Veja a seguir quais são os passos para planejar orçamentos e depois o que fazer para não sair da linha ao longo dos meses.

Leia mais

14 Dias para avaliar o mais moderno software do 3º Setor

x