Você já ouviu falar em doação por empatia?
Esse sentimento pode deixar as pessoas mais dispostas a doar?
O que leva uma pessoa a doar para uma causa? Como levá-la a tomar esse tipo de decisão com mais facilidade?
Para responder a essas perguntas, hoje nós vamos falar sobre um sentimento que vem sendo estudado até mesmo por cientistas, a empatia.
Nós vemos conteúdos que recorrem aos nossos sentimentos em diversas situações: em fotos que aquecem nossos corações e em textos que nos pedem para que nos coloquemos no lugar de outras pessoas que vivem realidades mais difíceis que as nossas.
Essa prática de fazer aflorar sentimentos nas pessoas para que elas fiquem mais dispostas a tomarem ações (como fazer doações, por exemplo) tem até um nome: marketing de empatia.
A empatia faz parte do ser humano. Como seres sociais que somos, colocar-nos no lugar do próximo é também uma questão de instinto e sobrevivência.
Daniel H. Pink, em tradução livre, define:
Empatia é colocar-se no lugar do outro, sentindo com o coração dele, vendo com os olhos dele. Empatia não só é difícil de terceirizar ou automatizar; ela também faz do mundo um lugar melhor.
Em outras palavras, você está sendo empático quando entende e até sente os sentimentos dos outros, ou consegue se imaginar no lugar de alguém.
Leia mais