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jul 05

Como sua organização pode se beneficiar com o storytelling

| Marketing

Organizações Sociais e o Storytelling

Você já sentiu que tinha uma ideia importante para passar a sua comunidade, mas que o impacto de suas ações não foi tão grande ou efetivo quanto você esperava? Talvez você ainda não saiba, mas um dos caminhos de tijolos dourados para mensagens com grande poder de engajamento e que alcançam muitas pessoas é a contação de histórias, que chamamos aqui pelo termo em inglês pelo qual ficou conhecido – storytelling.

Desde antes de sairmos das cavernas somos seres recheados de histórias. E elas servem aos humanos de diferentes formas: entendimento de mundo, socialização, transmissão de conhecimento através dos tempos. Como disse Adilson Xavier em seu Storytelling: histórias que deixam marcas, “criar e contar histórias, mais do que entretenimento, é uma questão de sobrevivência”.

Podemos listar aqui três pontos pelos quais a prática de storytelling é uma boa pedida para a estratégia de conteúdo de sua instituição:

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abr 30

Otimismo para uma nova realidade: Um guia para o Terceiro Setor

| Gestão

Como enfrentar a nova realidade econômica brasileira de forma positiva

Estima-se que no Brasil mais de 12 milhões de pessoas estejam envolvidas de alguma forma com o terceiro setor – entre eles gestores, doadores, voluntários e beneficiários –, que estão distribuídas em entidades de diversas naturezas cuja contagem ultrapassa 290 mil instituições.

Se não há consenso quando o assunto é a quantidade de iniciativas no terceiro setor desenvolvidas atualmente, pouco também é falado sobre soluções que impactem de forma positiva o setor para driblar a crise atravessada por nosso país.

É fato que todos somos atingidos pela situação econômica brasileira diariamente, mas você já parou para pensar em que tipos de oportunidades o momento atual pode oferecer para sua área de atuação?

Dificuldade ou oportunidade pode ser apenas uma questão de visão negativa ou positiva sobre o mesmo fato. Se ainda não pensou sobre isso, não se preocupe – este artigo tem justamente a função de ajudar você nessa reflexão.

Para guiá-lo pelo caminho entre os problemas e as ideias de soluções que encontramos, vamos falar sobre os seguintes aspectos e seus desdobramentos:

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dez 01

Estratégias de comunicação no Terceiro Setor

| Terceiro Setor

Como estabelecer uma comunicação de maneira eficiente

Nos dias de hoje, as relações com clientes, doadores e investidores se tornaram, em sua maioria, superficiais e limitadas.

Estar atento às novas formas de se comunicar, aumentando não somente o alcance, mas também o nível de engajamento entre a mensagem que sua organização deseja transmitir e seu público alvo, é peça chave para o sucesso das organizações do terceiro setor.

Para aqueles que desejam alcançar uma estratégia de comunicação eficiente e bem sucedida, é fundamental poder contar com a opinião de seus próprios doadores.

E isso só se torna possível quando as instituições conseguem desenvolver uma conversa real com os mesmos, e não apenas enviar mensagens automáticas, que carecem de um toque humano e pessoal.

O cenário ideal é aquele em que existe uma via de mão dupla em termos de comunicação entre a entidade e os seus colaboradores, na qual ocorre uma interação entre ambas as partes permitindo que a instituição consiga receber feedbacks e opiniões sinceras de seus doadores.

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nov 28

Qual a diferença entre ONG e OSCIP?

| Terceiro Setor

O que são as OSCIPs?

Você sabe o que é uma OSCIP? A sigla OSCIP (e não OCIPE) é bastante conhecida, mas nem todas as pessoas entendem plenamente como abrir uma OSCIP, como funcionam e qual é o papel exercido pelas chamadas Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público. A primeira informação relevante que todos devem saber sobre uma OSCIP é que este tipo de entidade recebe um título diretamente do Ministério da Justiça. Essa característica garante às OSCIPs benefícios e facilidades para a assinatura de convênios e parcerias com os diversos níveis do governo, seja no âmbito federal, estadual ou municipal.

Com o título de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, a entidade pode firmar parcerias com órgãos públicos e receber doações de empresas privadas com mais facilidade. A grande vantagem para a empresa que doa para uma OSCIP é que ela recebe descontos no Imposto de Renda.

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nov 26

Crie campanhas de doações de fim de ano da maneira certa

| Captação de Recursos

Como maximizar as doações de fim de ano

O fim do ano é visto por muitas empresas como um período que merece cautela e planejamento, já que o tempo de férias e recessos pode favorecer uma baixa no faturamento. Contudo, para as entidades sociais, este momento não deve ser encarado como uma turbulência, mas sim como uma oportunidade de inovar na busca por doações, pois, como todos sabem, o espírito natalino aumenta o desejo de contribuir.

O fim de ano, com seu clima de solidariedade e fraternidade, estimula as pessoas, tanto físicas quanto jurídicas, a se engajarem em prol de causas nobres. É neste contexto que as organizações sociais devem atuar com foco em maximizar as doações de fim de ano e, quem sabe, até garantir novos patrocinadores e apoiadores fixos para o ano que está por começar.

Neste momento tão especial do ano, marcado pela união das famílias e pela confraternização no cenário corporativo, as entidades do terceiro setor precisam apostar em campanhas de doações que sejam marcantes, envolventes e criativas. Aqui, vamos apresentar algumas dicas importantes para que as entidades consigam maximizar de forma efetiva suas doações. Confira!

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nov 24

O checklist definitivo para o #diadedoar

| Captação de Recursos

A sua organização está preparada para o #diadedoar?

O maior dia de doações do ano está chegando. Na contagem regressiva restam menos de 7 dias para o #diadedoar.

É fundamental que sua organização tenha de forma bem definida que tipo de campanha de arrecadação irá melhor atender suas metas.

Talvez seja o momento de realizar a maior captação de recursos em um único dia. Ou talvez sua organização esteja buscando atrair e cultivar doadores que irão contribuir com sua campanha de final de ano. Ou ainda, pensando a médio e longo prazo, talvez o objetivo central seja desenvolver uma base de doadores recorrentes.

Independente de qual seja o objetivo, é de extrema importância que a campanha a ser desenvolvida esteja plenamente em harmonia com este objetivo.

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nov 22

Doações através de smartphones ainda apresentam desafios

| Captação de Recursos

A importância de inserir a instituição no mundo dos smartphones

Atualmente, o número de instituições do Terceiro Setor que possibilitam doações online através de tablets e smartphones é bastante limitado, portanto, não é de se surpreender que a porcentagem dessas doações ainda seja pequena em comparação aos métodos tradicionais. Porém, segundo dados divulgados pelo relatório anual da Blackbaud, importante empresa de softwares para entidades filantrópicas norte-americanas, as doações feitas pelos smartphones são as que possuem o maior potencial de crescimento no decorrer dos próximos anos.

Esse resultado pode ser explicado pelo aumento exponencial da popularidade dos smartphones nos últimos cinco anos. Em um curto período de tempo, eles conquistaram os consumidores, e no ano de 2014, os celulares já ultrapassaram os computadores de mesa em relação ao fluxo de usuários que o utilizam para navegar na internet.

Essa crescente importância dos smartphones representa uma questão a ser considerada pelas entidades sem fins lucrativos, as quais precisam se adaptar rapidamente para conseguir usufruir dos benefícios que a conectividade móvel pode proporcionar.

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nov 21

Planejamento estratégico para entidades do terceiro setor

| Gestão

Planejamento Estratégico: O aprimoramento da gestão

A importância de uma boa gestão para o progresso das instituições sem fins lucrativos do Terceiro Setor é um fator inquestionável e, por esse motivo, é essencial que as entidades estejam sempre buscando aprimorá-la. O primeiro passo para conseguir esse feito é estabelecer um planejamento estratégico, que nada mais é do que uma forma de avaliação minuciosa sobre o papel da organização no cenário atual e também algo que visa estabelecer quais são os planos futuros da entidade em um período de cinco a dez anos.

Através de um planejamento estratégico sério, as entidades conseguem estabelecer a direção pela qual devem seguir, baseando-se em suas principais metas e prioridades. E ao contrário do que muitos possam imaginar, ter um plano já estabelecido é capaz de dar mais foco e objetividade a organização, além de ser um fator determinante durante as tomadas de decisão e também no monitoramento do progresso e dos resultados já obtidos. E o mais importante, com o planejamento, é possível antecipar e até mesmo evitar problemas, o que acaba fazendo com que as entidades sem fins lucrativos que planejam, se saiam melhor do que as que não o fazem.

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nov 19

A sua ONG está anunciando de graça no Google Grants?

| Tecnologia

Google Grants: Bom demais pra ser verdade?

Para ilustrarmos o que muitos pensam quando se fala em Google Grants, preste atenção nessa estória…

Imagine que você acabou de entrar em um Casino em Las Vegas e o gerente o aborda com a seguinte proposta:

“Irei lhe oferecer U$ 10.000 em dinheiro para você fazer uso aqui em meu casino.
E todo e qualquer dinheiro que você ganhar será somente seu,
desde que você gaste os U$ 10.000 aqui dentro. Está bom para você?”

Como dizer não? Não é mesmo?

Infelizmente, diversas “propostas” como a ilustrada acima, são realmente oferecidas e deixadas de lado mensalmente…

Dinheiro de graça não existe, mas graças ao Google, anúncios gratuitos estão sendo disponibilizados para ONGs e demais organizações do Terceiro Setor em todo o Brasil, através do Google Grants.

Uma das maiores oportunidades perdidas pelas entidades do 3º setor, o Google Grants oferece até U$ 10.000,00 mensais para divulgação das ONGs, suas missões e iniciativas.

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nov 17

5 Dicas Básicas de Gestão Financeira no Terceiro Setor

| Gestão

Gestão Financeira no Terceiro Setor e o Planejamento Organizacional

A gestão financeira vai muito além do que manter registros contábeis.

É parte essencial da gestão organizacional e não pode ser vista como uma tarefa isolada que deva ser deixada a cargo exclusivo do tesoureiro ou da equipe financeira.

Ela deve ser considerada como uma atividade integrada, que envolve planejamento, organização, controle e monitoramento dos recursos, a fim de alcançar os objetivos organizacionais.

Só é possível alcançar uma boa gestão financeira se ela estiver alinhada com o planejamento organizacional.

Um planejamento dentro deste contexto significa ter objetivos bem definidos e um conjunto de estratégias, táticas e ações para alcançá-los.

Dessa forma, a boa gestão financeira irá envolver planejamento estratégico de longo prazo e planejamento a curto prazo para as operações do dia a dia.

Tornando-se portanto, parte do processo de planejamento contínuo da organização.

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