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5 Dicas Básicas de Gestão Financeira no Terceiro Setor

Gestão

nov 17
gerenciamento financeiro

Gestão Financeira no Terceiro Setor e o Planejamento Organizacional

A gestão financeira vai muito além do que manter registros contábeis.

É parte essencial da gestão organizacional e não pode ser vista como uma tarefa isolada que deva ser deixada a cargo exclusivo do tesoureiro ou da equipe financeira.

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Ela deve ser considerada como uma atividade integrada, que envolve planejamento, organização, controle e monitoramento dos recursos, a fim de alcançar os objetivos organizacionais.

Só é possível alcançar uma boa gestão financeira se ela estiver alinhada com o planejamento organizacional.

Um planejamento dentro deste contexto significa ter objetivos bem definidos e um conjunto de estratégias, táticas e ações para alcançá-los.

Dessa forma, a boa gestão financeira irá envolver planejamento estratégico de longo prazo e planejamento a curto prazo para as operações do dia a dia.

Tornando-se portanto, parte do processo de planejamento contínuo da organização.

Sinais de uma gestão financeira ideal

Existem quatro elementos que permitem identificar a qualidade da gestão financeira de uma organização:

  • uma estratégia clara para as finanças
  • um plano de geração de renda
  • um sistema de gestão financeira robusto
  • um ambiente interno adequado

Benefícios de uma boa gestão financeira

Uma boa gestão financeira irá ajudar a sua organização a:

  • utilizar de forma eficaz e eficiente seus recursos
  • alcançar objetivos organizacionais
  • honrar responsabilidades e compromissos perante doadores e outras partes interessadas
  • conquistar respeito e confiança de agências financiadoras, parceiros e beneficiários
  • aumentar sua vantagem competitiva por recursos cada vez mais escassos
  • a longo prazo, conduzir sua organização rumo à sustentabilidade financeira

Sistema de Gestão Financeira

Não existe um modelo único de sistema de gestão financeira que se adapte a todas as organizações, mas existem alguns princípios básicos que devem ser observados para que boas práticas de gestão financeira possam ser alcançadas.

É importante identificar certos princípios no desenvolvimento de um sistema de gestão financeira.

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Por ter sido desenvolvido para o terceiro setor, o Economato, permite elevados níveis de transparência e prestação de contas à sua organização, além de possibilitar a realização de sólidas decisões estratégicas e conservar sua reputação com a comunidade e o público em geral. Fortalecendo ainda mais o papel do terceiro setor.

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Afinal será esse sistema que irá exercer papel fundamental como um guia para que gestores possam balisar suas decisões.

Princípios básicos para um bom sistema de gestão financeira

Prestação de contas:

O sistema deve permitir que a organização seja capaz de explicar e demonstrar de forma clara a todos os interessados, como ela tem empregado seus recursos na execução de seus projetos e quais objetivos a organização tem alcançado.

Transparência:

Sua organização deve ser aberta sobre seu trabalho e suas finanças, tornando a informação disponível a todos os interessados. Desta forma, sistemas que permitam facilmente gerar relatórios de prestação de contas, contribuem para a redução do trabalho do tesoureiro na confecção desses demonstrativos.

Integridade:

Indivíduos em sua organização devem operar com honestidade e decência. E uma das formas mais seguras de evitar fraudes, inconsistências e vazamento de informações é abandonar de vez planilhas avulsas e controles manuais. A partir do momento que uma organização adota um bom sistema de gestão, ela passa a contar com os seguintes benefícios:

  • Base de dados estruturada, permitindo uma central única para a gestão financeira. Representando o fim de informações incompletas e distribuídas em diversos documentos.
  • Maior segurança. Os acessos ao sistema são controlados, minimizando o vazamento de informações e acessos indevidos.
  • Melhoria na qualidade das decisões. Diferentemente de controles manuais ou documentos avulsos e disassociados que normalmente fornecem ao gestor apenas um punhado de dados. Os sistemas de gestão financeira realizam o processamento e análise desses dados, possibilitando que a gestão trabalhe com informações que realmente retratem uma situação. Dando condições para que gestores possam tomar melhores decisões sobre o rumo da organização.

Saúde financeira:

Sua organização deve cuidar bem dos recursos financeiros que lhe forem atribuídos e garantir que eles sejam utilizados para a finalidade pretendida.

Acompanhar sistematicamente o fluxo de caixa da organização, honrar compromissos dentro dos prazos, planejar e acompanhar orçamentos, são algumas das atividades que irão possibilitar manter sua organização longe do vermelho.

Normas contábeis:

A maneira como sua organização mantém seus registros financeiros e respectiva documentação devem observar as normas de contábeis vigentes.

E como o terceiro setor possui diversas particularidades, torna-se fundamental que durante o processo de escolha de um sistema gestão financeira, sejam identificadas empresas com expertise dentro desse segmento.

Afinal softwares voltados para o comércio, muito pouco contribuem para as demandas específicas do terceiro setor.

Questões-chaves a se considerar durante o planejamento financeiro

  • Estamos satisfeitos com o nosso planejamento financeiro e orçamento?
  • Para quais objetivos o nosso sistema de gestão financeira deverá contribuir?
  • Quais são os nossos princípios básicos para a gestão financeira?
  • Como o nosso pessoal tem respondido a este planejamento? O planejamento vem sendo respeitado?
  • Será que o nosso sistema de gestão financeira permite uma tomada de decisão eficaz, em relação a alocação de recursos?

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