7 Ideias Para Engajar Mais Voluntários na Sua Causa • bhbit | Soluções para o Terceiro Setor

7 Ideias Para Engajar Mais Voluntários na Sua Causa

Gestão

Sep 15
7 ideias para engajar mais voluntários na sua causa

Ideias para recrutar voluntários

“Se você não está indo para frente, está indo para trás.”

Essa afirmação o remete à sua organização?

Ela certamente faz sentido em relação à implementação de tecnologias que facilitam o dia a dia da instituição.

Mas será que também é verdadeira para o número de voluntários na sua organização?

É certo que o engajamento de uma organização varia significativamente ao longo de um ano.

Voluntários se aposentam, se afastam, ou passam por mudanças na vida (como ter filhos ou mudar de emprego), que os impedem de servir à organização da forma como costumavam fazer.

Então como você pode evitar a estagnação de sua lista de voluntários? Neste post, vamos dar algumas ideias de recrutamento de voluntários para manter o trabalho fluindo tranquilamente.

A primeira dica é:

Não desista dos voluntários que se afastam

Primeiro, se um voluntário valioso está deixando a organização, pergunte a ele se há outra maneira de mantê-lo envolvido em “tempo parcial” ou de alguma outra forma.

Talvez ele ainda queira trabalhar remotamente ou ajudar no escritório quando o tempo permitir.

Atraia novos interessados

Na procura por novos voluntários, as possibilidades são variadas. As novas tecnologias permitem que as organizações atinjam um público mais vasto do que nunca. Aqui estão algumas ideias para atrair novos voluntários:

  • Faça um concurso – Motive os novos voluntários que doam tempo em uma competição saudável. Depois do trabalho feito, dê um cartão de presente ou outro prêmio ao vencedor.
  • Ofereça um incentivo – Veja o caso da Disney (“Dê um dia, ganhe um dia”): quando os voluntários alcançam um número definido de horas em locais previamente aprovados, os coordenadores enviam os números desses voluntários para a Disney. Esta então recompensa os voluntários com um dia livre em um de seus parques.
  • Dê brindes – Camisetas, bolsas e canecas são alternativas populares. Esses brindes também vão funcionar como publicidade para sua instituição.
  • Faça algo realmente único – Defina uma meta ambiciosa para chamar a atenção da mídia (exemplo: se esforce para conseguir o maior número de pessoas para trabalhar como voluntárias em um evento exclusivo da sua cidade). Os voluntários vão adorar fazer parte de algo especial.

Leve a palavra adiante

Como fazer as pessoas falarem das suas iniciativas?

  • Faça o trabalho de relações públicas – Rádio, anúncios de TV e jornal vão atingir um segmento mais tradicional, enquanto as mensagens de mídias sociais provavelmente vão chegar a um público mais jovem.
  • Peça aos voluntários que tragam um amigo – Ofereça um incentivo para aqueles que o ajudam a aumentar sua lista voluntários.
  • Peça aos seus doadores para que sejam voluntários – Convide seus doadores a conhecer sua sede, aproveitando para ajudar também em trabalhos presenciais, se possível.
  • Peça o apoio dos voluntários nas mídias sociais – eles adoram compartilhar fotos e histórias de eventos. Envie um e-mail lembrando-os de usar sua hashtag quando compartilharem.

Seja um conector

Uma grande razão pela qual as pessoas se voluntariam é conhecer novas pessoas. Seja para conhecer novos amigos, fazer networking, seja para encontrar um novo parceiro, as pessoas se oferecem para se conectar com outras pessoas que compartilham os mesmos interesses.

Por exemplo, no início de eventos de voluntariado, as apresentações devem estar sempre em primeiro lugar na ordem do dia. Os voluntários devem compartilhar seus nomes, suas cidades de residência e algo incomum sobre si mesmos.

Esse quebra-gelo simples é valioso para todos os participantes. Afinal, pode ser intimidante conhecer novas pessoas (especialmente para quem é introvertido).

Incentive voluntários a compartilhar suas experiências

Seus melhores voluntários são naturalmente apaixonados por sua organização. Essa paixão é um recurso de marketing a ser explorado!

Use esse recurso e torne mais fácil para os voluntários o compartilhamento de experiências com os amigos.

Por que você deve fazer isso? Aqui estão duas razões:

  • As pessoas se sentem ainda melhores em relação ao voluntariado quando começam a compartilhar suas experiências. Compartilhar dá a elas a chance de reviver suas boas ações.
  • As pessoas que se oferecem para sua organização têm amigos que também podem estar interessados em voluntariado. Compartilhar experiências de voluntariado é essencialmente publicidade boca a boca gratuita.

Você pode tornar mais fácil (e mais atraente) para os voluntários o compartilhamento de experiências, seguindo estes passos:

  • Faça um evento “compartilhável”. Encoraje os voluntários a compartilhar fotos em mídias sociais, enquanto eles estão trabalhando na coleta de comida, alimentando os desabrigados, lendo para crianças, ou construindo uma casa.
  • Envie e-mails de acompanhamento aos voluntários. Imediatamente após um voluntário terminar um turno, certifique-se de que ele receberá um e-mail de agradecimento que mostre seu apreço. Além disso, lembre-se de convidar o voluntário a voltar para um próximo evento.
  • Seja sociável. Atente para as menções a sua organização e compartilhe, dê like ou retuíte os posts dos voluntários.

Conduza pesquisas

As pesquisas são uma das formas mais poderosas de melhorar a experiência de voluntariado. É também uma das melhores maneiras de descobrir:

  • Por que as pessoas trabalham como voluntárias em sua organização?
  • Como ficaram sabendo sobre a oportunidade? Nas redes sociais? Por e-mail?
  • Como você pode tornar a experiência de voluntariado ainda mais surpreendente?
  • Qual a probabilidade de voluntários recomendarem a sua organização para os amigos?

O objetivo de sua pesquisa é entender como seus voluntários pensam. Use essas informações para aumentar a fidelidade e o apoio deles.

Mantenha novos voluntários engajados

Após a experiência inicial de um voluntário, é essencial que o seu coordenador o acompanhe para que continue engajado. Se o cronograma do coordenador não permite, peça a alguém no conselho para assumir essa responsabilidade.

Antes que você perceba, seus números darão um salto. E, mais importante, você terá voluntários mais engajados que podem ajudá-lo a atingir sua missão.

Agora comece a colocar em prática as dicas que demos aqui e bom trabalho!